Mais Lidas

Projeto recebe doações para chá de bebê coletivo

Espaço Gaia atua no antigo lixão de São Gonçalo com informação e acolhimento

Espaço Gaia
Espaço Gaia -

Há cerca de quatro anos, o trabalho de Laura Torres, de 26 anos, como doula passou também a ser um projeto social com o objetivo de levar informação e acolhimento durante a gestação para pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim nasceu o Espaço Gaia, que já atendeu cerca de 50 mulheres em Itaoca, local onde funcionava um lixão, em São Gonçalo.

"O lixão de Itaoca tem um número muito grande de mulheres grávidas, muitas são novas e estão na sua terceira ou quarta gestação, a maioria por viver meio que 'ilhada' ali acaba que não tem tanta informação sobre as coisas e muito menos direitos. Ano passado eu comecei uma pesquisa sobre violência obstétrica no território de São Gonçalo, o número é absurdo e por isso resolvi começar as rodas de conversa lá no lixão", relembrou a idealizadora.

A iniciativa se articula com outros projetos que trabalhem com a emancipação e autonomia das mulheres como o Por Gentileza, que atua também no antigo lixão, Mulheres da Parada, do Salgueiro e o Projeto Lilás, que em agosto deste ano lançou a cartilha "Dignidade Menstrual, Violência Doméstica e Obstétrica" em parceria com o Espaço Gaia.

Além de realizar rodas de conversa sobre violência obstétrica, como parte de auxiliar essas mulheres, o projeto arrecada doações para realizar o segundo chá de bebê coletivo no final do ano. As gestantes, suas famílias e voluntários do projeto participam da festividade como uma grande família, seguindo a tradição do chá de bebê com desenhos na barriga. Entre as doações que o projeto pede estão: cueiro, toalha, toalha de bebê, lenço umedecido, pomada, álcool 70, gaze, sabonete líquido, absorvente pós parto, roupas para recém-nascido. Interessados em contribuir, basta enviar qualquer valor para a chave Pix (21) 979039223. O mesmo número é utilizado para dúvidas e maiores informações.

Espaço Gaia Robson de Souza Oliveira / Divulgação
Espaço Gaia Robson de Souza Oliveira / Divulgação
Espaço Gaia Robson de Souza Oliveira / Divulgação

Comentários