Mais Lidas

Festa Literária das Periferias na Maré

12ª edição da Flup desembarca no Centro de Artes de 5 a 11 de dezembro

FLUP
FLUP -
O 9º bairro mais populoso do Rio de Janeiro e maior conjunto de favelas da cidade, de acordo com dados do Censo Maré, será sede da 12ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), que desembarca no Centro de Artes da Maré de 5 a 11 de dezembro.
A programação contará com competições de Slams das Américas, celebrando a escuta radical e a poesia falada. E ainda: mesas de debate em homenagem às obras de Lima Barreto, transmissão dos jogos do Brasil e shows.

Pela primeira vez em terras cariocas, a Festa recebe o SLAM BR, maior evento nacional de poesia falada que acontece em São Paulo desde 2014. O evento valerá vaga para o Abya Yala Poetry Slam, a Copa América das batalhas, além da final do Slam Coalkan, primeiro slam indígena mundial da história, que reúne poetas das três Américas e celebra a visibilidade e vozes dos povos originários.

"Nesta edição estamos trabalhando alguns conceitos fundamentais que se refletem no período em que vivemos. Faremos a 'Maré de Periferias', com muitas batalhas poéticas representadas pelos slams, mas queremos promover e celebrar as narrativas periféricas em que cada poeta poderá narrar a sua luta e batalha por sobrevivência. É uma programação decolonial em seu sentido amplo, não binária, generosa, acolhedora e, acima de tudo, que precisa de ouvidos. O slam é a apoteose da poesia falada e a Flup vai trazer o maior evento de fala e escuta radical das Américas para a Maré”, explica Julio Ludemir , fundador da Festa Literária das Periferias junto com escritor e produtor cultural Ecio Salles (1969-2019).
A programação homenageia a história e presença do escritor Lima Barreto nesta edição e receberá grandes escritoras, como Conceição Evaristo e a haitiana Yanick Lahens, as poetas Luna Vitrolira e Jarid Arraes, além de Geovani Martins e Jessé Andarilho, talentos revelados pelos processos formativos da Flup, e o pernambucano Marcelino Freire.
Também será lançado o livro de memórias "Minha Irmã e Eu", de Anielle Franco, irmã de Marielle, escrito em homenagem à vereadora, assassinada a tiros em março de 2018 no Rio.

Durante o evento, a Festa ainda irá realizar a Copa Flup, com transmissão ao vivo dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. O Centro de Artes da Maré fica na Nova Holanda, esquina com a Avenida Brasil, na altura da passarela 10.

Gabriela Anastácia, jornalista e colaboradora do PerifaConnection

Comentários