Mais Lidas

Rodas culturais unem juventude de todo o Rio

Circuito de rodas rima da BXD vai de São João de Meriti a São Gonçalo e ressalta o respeito às mulheres e população LGBTQIAP+ no hip hop

Independência BXD
Independência BXD -
Distante do centro do Rio, mas não afastado da juventude periférica, o Coletivo Artivismo BXD tem movimentado a cena cultural da Baixada Fluminense a São Gonçalo através do hip hop.

Idealizado pela artivista e produtora cultural Malê BXD, de 26 anos, em parceria com artistas do território, o primeiro Circuito de Rimas Independência BXD tem como foco fortalecer as conexões entre a cena freestyle de diversos cantos do Rio de Janeiro, conectando artistas e fãs de rap das periferias da Baixada, Zona Oeste, Zona Norte e Região Metropolitana.

A galera também está ligada na importância do combate ao racismo e ao apagamento das mulheres e população LGBTQIAP+ dentro da cena, incentivando a participação de todes.

“Fazer essa final no mês da consciência negra é muito importante porque a BXD é um território negro. Assim a gente vai diminuindo as desigualdades e refletindo na sociedade”, conta Malê.

As primeiras rodas culturais aconteceram entre maio e setembro deste ano e a batalha final foi realizada neste sábado em Duque de Caxias, com debates, apresentações de artistas locais e um prêmio de 3.500 com vaga na Batalha da Aldeia, em SP, para o 1º lugar.

Rahzel Alec da Silva, comunicador e colaborador do PerifaConnection

Comentários