Mais Lidas

Valores ancestrais

Projeto "Ocupa Alemão: favela quilombo", no Complexo do Alemão, Zona Norte. A iniciativa trouxe a necessidade de uma formação voltada para o autocuidado comunitário preservando os valores ancestrais.

Escola Quilombista Dandara de Palmares
Escola Quilombista Dandara de Palmares -

A Escola Quilombista Dandara de Palmares surgiu em 2017 através de um grupo de moradores que faziam parte do projeto Ocupa Alemão: Favela Quilombo, no Complexo do Alemão, na Zona Norte. A iniciativa trouxe a necessidade de uma formação voltada para o autocuidado comunitário, preservando os valores ancestrais.

Trabalhando voluntariamente, a equipe não recebe apoio do governo. Conta com doações de amigos, parceiros e com a sabedoria da matriarca Zilda Chaves. Atualmente são oferecidas atividades voltadas para crianças e adolescentes como música, matemática, alfabetização, capoeira, audiovisual, oficinas de nutrição, saúde bucal, entre outras. Na pandemia, o projeto interrompeu as ações, mas se tornou um importante apoio para a distribuição de kits de higiene, limpeza e remédios.

Ao todo, já passaram 70 alunos pela escola. Uma delas é Juliana Freire, de 28 anos, que, além de ter aulas, é professora de música. "É mostrar aos nossos que somos capazes de nos organizarmos dentro dessa sociedade que não nos quer vivos," opina.

Baseada na educação antiracista, o objetivo é desenvolver as capacidades humanas, com foco na coletividade. Leonardo Nia, de 36 aos, um dos fundadores do projeto, diz: "Queremos deixar um legado para jovens e adultos que tenham a mentalidade de cuidar de suas famílias e comunidade". Contribuições no Pix: 21998927522.

Comentários