Mais Lidas

Artistas e personalidades comentam morte de Nélida Piñon, primeira presidenta da ABL

Nomes como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Miriam Leitão e Ruy Castro, homenagearam a escritora

Gilberto Gil lamenta a morte de Nélida Piñon
Gilberto Gil lamenta a morte de Nélida Piñon -
Rio - Famosos e personalidades usaram as redes sociais, neste sábado, para lamentar a morte de Nélida Piñon, a primeira mulher presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). A escritora, que faleceu aos 85 anos, na cidade de Lisboa, em Portugal, foi uma das maiores representantes da literatura brasileira e ocupava a cadeira número 30 da instituição desde 1989. 
Em seu perfil no Twitter, Gilberto Gil, que foi colega de Nélida na ABL, prestou uma homenagem à escritora. "Hoje a literatura brasileira se despede de uma das suas principais escritoras, Nélida Piñon. Colega de Gil na ABL, ela ocupava a cadeira número 30 desde 1989. A acadêmica também foi a primeira mulher a presidir a instituição e será lembrada eternamente pela sua enorme contribuição, com obras como 'Guia-mapa de Gabriel Arcanjo' e 'A República dos Sonhos'. Nossos sentimentos a todos os amigos e familiares", publicou a equipe do cantor.
Margareth Menezes, futura ministra da cultura, também lamentou a morte da acadêmica. "Profundamente sentida com a partida de Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O país perde uma de suas maiores escritoras. Tenho certeza que seu legado seguirá conosco, vivo em suas obras. Meu abraço aos amigos e familiares", escreveu.
Veja abaixo o que outras personalidades disseram
Ruy Castro: "Se houve uma pessoa que viveu em função da literatura, foi a Nélida Piñon. Foi a primeira a assumir a presidência da academia e abriu caminho para todas as outras. Uma das coisas que caracterizava a Nélida era a doçura, a delicadeza no tratamento com as pessoas, isso não é muito comum no meio literário."
Miriam Leitão: "Nélida. Te amo e sempre te amarei. Pela força da sua literatura, pela firmeza de suas palavras em defesa da liberdade, pela imensidão do que você sempre será para a literatura brasileira. Obrigada por tudo. Que tristeza te perder."
Luiza Erundina: "Além de dezenas de obras publicadas, uma vasta produção intelectual, e diversas premiações internacionais, Nélida foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Sem dúvida, uma perda irreparável para o nosso país."
 
Gabriel Chalita: "Acabou de falecer a extraordinária escritora Nélida Piñon. Uma mulher que dedicou sua vida à palavra e aos afetos. Cultivadora dos mais lindos sentimentos compreendeu a vida e a literatura. Amiga amada, descanse em paz."
Marcelo Freixo: "Hoje perdemos Nélida Piñón. Grande escritora e pioneira. Foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Seu legado permanece vivo com suas obras. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz."
 

Gilberto Gil lamenta a morte de Nélida Piñon Reprodução / Instagram
Nélida foi uma das maiores representantes da literatura brasileira Divulgação