Mais Lidas

'O BBB faz parte da minha história', diz Rafa Kalimann

Apresentadora da #RedeBBB fala sobre comandar a primeira conversa com os eliminados do reality show logo que eles saem da casa e exalta a parceria com Ana Clara e Rhudson Victor

Rafa Kalimann brilha no comando do #RedeBBB
Rafa Kalimann brilha no comando do #RedeBBB -
Rio - Depois de estrear na TV Globo como participante do "BBB 20", Rafa Kalimann iniciou este ano um outro desafio envolvendo o reality show: apresentar o "Bate-Papo BBB", na #RedeBBB. Após uma breve conversa com Tadeu Schmidt, é com Rafa Kalimann que os eliminados fazem o primeiro contato ao sair da casa mais vigiada do Brasil. A apresentadora conta como está sendo a experiência de apresentar o programa, revela que foi surpreendida pelo convite e diz como costuma lidar com os haters. 
Rafa, como foi para você estrear no Bate-Papo BBB, que é um dos programas mais aguardados por todos os fãs do reality show? Deu um frio na barriga muito grande?

O frio na barriga vem a cada novo projeto, e o feedback do público é de fato muito importante. O programa é muito divertido, é o momento de descompressão do participante recém-eliminado, ou seja, depois que ele conversa com o Tadeu, é o primeiro contato com toda a repercussão aqui fora da casa. Eu busco ao máximo entender esse momento para o eliminado para que exista acolhimento e sem deixar de falar tudo o que o público deseja, afinal sou a representante deles ali.
Como surgiu o convite para entrar no time da Rede BBB? Você já imaginava que poderiam pensar no seu nome para apresentar o programa?

Fui pega de surpresa com o convite, não esperava, mas aceitei o desafio com entusiasmo. O BBB faz parte da minha história, portanto estar em contato com o programa de alguma forma me traz algumas sensações que vivi quando era uma das participantes.
Você pegou algumas dicas com a Ana Clara, que também já comandou a atração?

Peguei todas as dicas possíveis. A Ana é uma parceira e tanto, além de muito profissional e dedicada, tanto ela como o Rhudson me receberam muito bem no time.
Por falar nisso, você teve medo que o público fizesse comparações entre vocês duas?

As comparações são inevitáveis. A Ana tem um estilo próprio que cativa o público. Eu sou fã dela. Penso que aos poucos vão entendendo que a gente soma e que cada uma tem sua personalidade.
Até o momento, qual foi o maior desafio para você no Bate-Papo BBB? Já passou por alguma saia justa no ar que o público não percebeu?

Cada papo é um desafio. Não dá para conversar com todos os eliminados sempre da mesma maneira, pois cada um tem uma complexidade. Sigo uma pauta feita em conjunto com o programa, mas às vezes o papo vai fluindo para outros lugares – o que também é interessante – e eu vou permitindo até onde é possível.
Você sempre sonhou em ser apresentadora?

Eu gosto de me comunicar, e estou me descobrindo a cada oportunidade. Eu gosto dessa interação com o entrevistado. É preciso jogo de cintura para manter um bom diálogo na entrevista. No caso da #RedeBBB, ainda tem o fator das novidades que são apresentadas ao eliminado, como vídeos de momentos na casa e a repercussão do público. A reação deles frente a isso tudo é muito interessante. É o que torna o papo mais rico.
Pensa em ter um programa só seu?
Tenho muitas ideias e projetos na cabeça, mas nada formatado ainda. Mergulhando em um projeto de cada vez por enquanto.
Que outra carreira você gostaria de seguir? Já pensou em ser atriz, cantora?

Trabalhar com o audiovisual é algo instigante para mim. Tenho participado de alguns cursos e dinâmicas para explorar mais essa veia artística. Se surgir um convite interessante eu não descarto, não.
Muitos participantes do "BBB" têm medo do cancelamento. Você acha que o medo deles é válido? Você já teve medo do cancelamento em algum momento na sua carreira?

O cancelamento muitas vezes é injusto… é como se não tivéssemos o direito de errar. Acho que a superexposição nos leva a conviver com esse medo diariamente. Só não podemos nos limitar por esse medo, e eu sinto que tantos os participantes, como quem se expõe nas redes sociais, deixam de mostrar muitas coisas interessantes por esse medo.
A internet e as redes sociais são espaços em que algumas pessoas se aproveitam do anonimato para fazer postagens mais agressivas contra os famosos. Como você lida com esse tipo de coisa?

Já estou bastante acostumada. Não quero normalizar nem minimizar essa prática de agressões, afinal ninguém merece receber um xingamento por ter uma maneira diferente de pensar sobre um tema. Eu sempre procuro encontrar formas de passar uma mensagem sem violência. As vezes uma postagem não significa nada para uma pessoa, mas pode deixar outra magoada. É preciso uma vigilância diária, mas ainda assim nunca vamos agradar a todos.
Como apresentadora, você tem que ser imparcial. Mas você tem algum participante preferido no "BBB 22"? Torce por alguém?

Então, a Rafa torcedora nem entra nos Estúdios Globo. Quando passo pela catraca de entrada, assumo a Rafa apresentadora da #RedeBBB e não tem espaço para torcida. Ali todos são tratados de forma igual, com imparcialidade.
Você faz planos para o futuro? Como você se vê daqui a cinco anos, pessoal e profissionalmente?
Cinco anos é muita coisa… está difícil prever o dia de amanhã (risos).
Rafa Kalimann brilha no comando do #RedeBBB Divulgação / TV Globo
Rafa Kalimann brilha no comando do #RedeBBB Divulgação / TV Globo
Rafa Kalimann brilha no comando do #RedeBBB Divulgação / TV Globo
Rafa e Gabi conversam sobre o paredão desta terça-feira Reprodução
Rafa na Final do BBB20 globo
'Fui muito trouxa de ter defendido por tanto tempo', desabafa Manu Gavassi sobre Prior Foto: Reprodução / Globoplay
Manu, Thelma e Rafa disputam hoje o prêmio de R$ 1,5 milhão da 20ª edição do 'Big Brother Brasil 20' Reprodução de vídeo / TV Globo

Comentários