Mais Lidas

Paloma Bernardi avalia retorno à TV aberta com 'Reis': 'Troca mais íntima com o público'

Atriz comenta preparação para viver Bate-Seba na série bíbilica da RecordTV: 'Aprofundamos as questões emocionais'

Paloma Bernardi interpreta Bate-Seba em 'Reis', da RecordTV
Paloma Bernardi interpreta Bate-Seba em 'Reis', da RecordTV -
Rio - Paloma Bernardi estará de volta à TV aberta na pele de Bate-Seba, futura mulher do rei Davi na sexta temporada de "Reis", na RecordTV. Após cinco anos distante do formato e da emissora paulista, a atriz de 37 anos relembra a preparação para se juntar ao elenco da série bíblica e adianta os conflitos que a personagem enfrentará na próxima temporada, intitulada "A Conquista". A artista ainda abre o jogo sobre planos de ser mãe depois de congelar os óvulos em 2021, e como lida com a rotina agitada em meio aos projetos profissionais.
"Reis" foi o seu primeiro trabalho na RecordTV depois de cinco anos. Como foi a sensação de retornar à TV aberta?
Durante os últimos cinco anos foquei mais no teatro, canais de streamings e cinema, e foi incrível. Isso proporcionou muitas experiências em vários setores da dramaturgia, o que lapidou o meu lado de artista multifacetada. Fazer esse retorno é realmente muito emocionante, principalmente pela volta de ter aquela comunicação diária com o público. Sinto que consigo entrar na casa das pessoas por via desses projetos e sentir que a troca é realmente mais íntima, me dando a possibilidade de absorver mais da ligação com o nosso público.
Qual foi a sua reação quando recebeu o convite para interpretar Bate-Seba?
Foi uma emoção, pois eu tenho uma relação muito forte com Deus e poder vivenciar a experiência de uma novela bíblica é algo que agrega não só para a Paloma profissional, como também para a Paloma que tem a sua fé lapidada diariamente. Além disso, fiquei muito feliz de voltar a um lugar que sempre me abraça com muita confiança no meu trabalho e receber a Bate-Seba é mais um presente de uma grande história para ser contada como atriz.
E como você se preparou para dar vida à personagem?
Uma das primeiras coisas que fiz foi ler a Bíblia, e ver qual a importância da personagem e como a história dela vai se desenvolver. Por ser uma mulher israelita, ela tem costumes diferenciados da nossa realidade, então procurei saber mais sobre para conseguir uma maior conexão. A novela traz culturas, tradições e costumes de uma outra época, o que torna o papel mais desafiador. Junto com o resto do elenco, realizamos estudos de texto e ensaios para descobrir as relações familiares e afetivas que a personagem tem. Aprofundamos também as questões emocionais, já que ela era muito intensa em todos os seus momentos, cresceu sem o amor paterno e sempre buscou um porto seguro nos homens.
A quinta temporada chegou ao fim recentemente. Como está a sua expectativa para os próximos episódios?
Fortes emoções estão por vir… Bate-Seba vai sentir o peso da culpa e sofrer muito. Ela terá conflitos internos dentro da sua vida particular, íntima e também afetiva entre Rei Davi e Urias. Apesar de ser uma obra de época, trabalhamos temas atuais na nossa série, tenho certeza que o público vai se identificar e ficará com mais vontade de assistir.
Além disso, o ano já está acabando. Pode adiantar o que vem por aí na sua carreira em 2023?
Terei muitas novidades no próximo ano, começando com a nova temporada de Reis e mais dois longas nas telas do cinema. “Ninguém é de Ninguém” estreará em 2023 e estou muito animada para que o público conheça a minha personagem, Gioconda, e sua história. Adianto que minha outra personagem, Monique, que terá todo o foco feminista em "TPM! Meu Amor", será maravilhosa e espero que muitas outras mulheres se identifiquem com ela.
E com tantos projetos na TV e no cinema, sobra tempo para cuidar de si mesma?
Sim, acredito que é muito importante termos um tempo livre para nos olharmos com carinho e cuidado. Mesmo nos dias mais corridos, não deixo de fazer aquilo que me faz bem. Descobri a terapia na pandemia e me ajudou muito a lidar com aquele período. Eu também faço meditação, prático pole dance e procuro sempre manter uma vida ativa. Acredito que quando cuidamos do nosso interior, tudo funciona em harmonia.
O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
Quando a rotina está mais tranquila, procuro sempre encontrar as pessoas que me fazem bem, meus amigos, familiares e até colegas de trabalho. Estou sempre cuidando da minha saúde mental e física. Gosto de me manter ativa, seja lendo um livro, seja praticando meditação, pois são coisas que me renovam as energias. Eu também aprecio o momento de não fazer nada. Porque, muitas vezes, o ato de não fazer nada significa muito para descansar a mente, o corpo e o coração.
Em 2021, você revelou seu desejo de ser mãe ao congelar seus óvulos. Já tem uma previsão de quando deve colocar esse plano em prática?
Eu quero ser mãe, congelei meus óvulos para ter uma possibilidade maior quando realmente me sentir preparada, quando perceber que é a hora. Eu tenho certeza de que vou ser mãe, mas acredito que tudo acontece quando realmente estamos preparados para aquilo. Ser mãe demanda muita entrega e intensidade, e entendo que devo estar vivendo uma fase da minha vida em que eu esteja disponível para dar todo amor ao bebê.
E o que mais você projeta para o futuro em sua vida pessoal e profissional?
Acho importante olharmos para o futuro com muita calma e leveza. Quero continuar desfrutando de tudo o que a arte pode me proporcionar. Pretendo investir cada vez mais em projetos diferenciados e que me agreguem como artista e ser humano. Estou analisando alguns projetos no momento, tudo em prol da minha carreira artística. Na vida pessoal, sigo aproveitando os melhores momentos com as pessoas que eu amo e cuidando de mim, pois quando estamos bem conosco, temos a oportunidade de trilhar belos caminhos e refletir isso para o outro.
Paloma Bernardi interpreta Bate-Seba em 'Reis', da RecordTV Divulgação/João Villa
Paloma Bernardi Ag. News
Aos 37 anos, Paloma Bernardi celebra personagem na série 'Reis' e a estreia de dois filmes em 2023 Divulgação/Adri Lima
Paloma Bernardi Divulgação/Adri Lima
Paloma Bernardi interpreta Bate-Seba em 'Reis', da RecordTV Divulgação/João Villa

Comentários