Mais Lidas

'Sou mais do contato, da pele'

Alanis Guillen fala sobre sua personagem, Rita, em Malhação- Toda Forma de Amar,

Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação
Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação -

Alanis Guillen está roubando a cena como Rita, em Malhação — Toda Forma de Amar, da Globo. À coluna, ela fala sobre sua estreia em novelas, relação com os fãs, amizade com a também atriz Giovanna Grigio e muito mais. Confira! 

Como surgiu o convite para Malhação, Alanis?

O convite aconteceu depois de verem um teste que eu fiz para outro projeto na emissora. O teste pra Rita acabou acontecendo no final do ano passado, de dezembro pra janeiro desse ano.

Você tem algo em comum com a Rita?

A gente tem uma maturidade em comum, uma forma de ver e lidar com as coisas. Apesar da inocência da Rita, a gente compartilha dessa maturidade.

O que a gente pode esperar de sua personagem nos próximos capítulos?

Nos próximos capítulos, o que a gente pode esperar da Rita é sempre muita luta, muitos conflitos, ela não vai desistir de conquistar a filha, de ter a filha de volta. Vamos continuar tendo muitas dificuldades em relação à outra família, a essa paixão pelo Filipe, a questão do pai da criança que ninguém sabe, e também nas relações com os amigos. Tem muita coisa pra acontecer. A gente nem faz ideia.

Aproveitando o nome da novela, qual a sua forma de amar, Alanis?

Eu amo cada ser, cada coisa, cada situação e cada momento de formas distintas. Cada momento e cada pessoa exige algo de nós. Então, eu amo dessa forma livre, sem condição. Eu deixo aflorar.

Sua personagem é de Queimados, na Baixada Fluminense. Você foi até a cidade ver como era a vida das pessoas?

Eu não cheguei a ir para Queimados, mas eu pesquisei muito. Não tive tempo de ir mesmo. Pedi para as pessoas irem comigo, mas acabou não rolando. E, com o tempo corrido também, não tive esse momento. Visitei pela internet, vi vídeos e mapas, para entender a estrutura do lugar, como é o modo de vida. Como a arquitetura e a geografia do espaço talvez influenciem no jeito dela e nas relações.

Como é para você interpretar uma personagem tão nova, mas que tem uma força feminina tão grande?

Interpretar a Rita, que é uma garota tão intensa, tão forte e tão grande na sua força, é de muita valia. É um presente para mim. A gente troca muitas coisas, eu aprendo muito com ela e ela aprende muito comigo. É sempre um desafio também, de se colocar em lugares de fronte. A Rita vai pro fronte mesmo. Ela tem essa motivação tão grande que é a filha, que faz dela uma leoa. Sai da frente, porque ela enfrenta qualquer coisa! E é muito interessante ver uma menina tão jovem com toda essa garra. Além do desafio, é aprendizado. Eu tô aprendendo muito, que é a coisa mais gostosa que existe.

Esse é seu primeiro papel na TV, é uma responsabilidade grande?

Sim, é o meu primeiro papel na TV. Uma responsabilidade muito grande. Antes eu colocava muito mais peso nisso, mas acho que estava me atrapalhando um pouco. Para mim, que venho do teatro, é muito diferente essa mudança, essa exposição. Então, eu vim para fazer a Rita e me colocar num lugar de exploração de aprendizado, sem muita cobrança. E honrar mais do que tudo a ela, honrar a Rita, a trama e as relações. Pra mim, isso é o mais importante.

Hoje, você já é referência para muitos jovens, né? Como lida com isso?

Eu ainda não me coloco muito nesse lugar, não percebo muito isso. Eu tô tão ali, com a Rita. Não sou muito ligada com as redes sociais. Não senti muita coisa na rua. Então, eu tô lidando bem porque tá tudo tranquilo. Imagino que a Rita, sim, é uma referência para muitos jovens. Eu ainda tô entendendo a existência desse jeito.

Você é amiga da Giovanna Grigio, que também fez Malhação, vocês trocaram muita figurinha?

Eu sou muito amiga da Gi. A gente se conhece desde pequena, desde os três anos, mais ou menos. A gente troca sempre. A gente divide não só questões de trabalho, mas a gente divide a vida. E é muito bom dividir a vida com ela!

Essa temporada de Malhação está atingindo várias faixas etárias. Você tem percebido isso?

Sim, essa Malhação tem despertado interesse em praticamente todas as idades. Porque tem a questão da adoção, dos jovens, do crime. É uma forma de reconhecimento. A gente está mostrando várias facetas que existem aqui no Rio de Janeiro, na vida. E é muito bom que a gente tá fazendo um trabalho que tem uma aproximação tão genuína.

Você tem apenas 21 anos. Qual a sua história, Alanis? Pode contar um pouquinho pra gente?

Tenho 21 anos, sou de Santo André, São Paulo. Desde os três anos eu fiz bastante comercial e publicidade. Mas só por volta dos 15 ou 16 anos que fui estudar teatro. Eu me alimentava muito de teatro, eu era mais do rolê teatral. Mas eu nunca parei de fazer publicidade, testes. Depois que eu fui estudar teatro, fui me colocando mais em testes. A minha agente me levou para fazer cadastro na Globo, até então eu nunca tinha pensado assim. Eu tava muito mergulhada com o teatro. Depois que fui me abrindo pra essas possibilidades, aconteceu. Hoje tô com esse grande presente que é a Malhação.

Como é sua relação com os fãs?

Eu recebo mensagens lindas, isso não posso negar. Sou muito grata por todo o carinho e ver como as pessoas me recebem. Mas não tenho muita relação com a internet, não sei como retribuir. Ainda não cheguei a responder ninguém. Sou mais do contato, da pele. Se eu encontrar com alguém, acho que vai ser ali a minha gratidão.

Você é linda. Tem algum segredo de beleza?

Acho que não. A beleza existe em todos nós. Ela tá no olhar, na beleza do coração quente, na descoberta do mundo. Eu acho que a beleza está no corpo presente, no corpo alegre e pulsante.

Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação Eny Miranda / divulgação
Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação Eny Miranda / divulgação
Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação Eny Miranda / divulgação
Alanis Guillen brilha na pele de Rita, em Malhação Eny Miranda / divulgação