Mais Lidas

Luísa Sonza lança 'Doce 22': 'Um ato de coragem'

Em entrevista, cantora compartilha detalhes da produção do álbum, sobre a parceria com seu ídolo, Lulu Santos e sobre seus 22 anos

Luísa Sonza
Luísa Sonza -
Luísa Sonza lançou, ontem, o álbum "Doce 22". Definido como um dos trabalhos mais intensos de sua carreira, o projeto foi lançado no dia do aniversário da cantora, dando adeus a um ano que ela define como 'muito bom e muito ruim'. À coluna, Luísa compartilha detalhes da produção do álbum, sobre a parceria com seu ídolo, Lulu Santos e sobre seus 22 anos. Confira!
Como você se sente lançando um álbum tão intimista e profundo?

Estou muito ansiosa, porque foi um álbum que eu demorei 14 meses para fazer e me envolvi totalmente. Vivi para esse álbum. Não fui só cantora. Fui produtora, diretora criativa, compositora, roteirista dos clipes. Ele tomou conta da minha vida de uma maneira bizarra, como nunca nada tinha tomado conta antes.

Ele seria lançado antes. Por que você decidiu adiar?

Eu estava muito ansiosa para lançar no dia 22, depois acabei não tendo condições de lidar com tudo, mas agora eu estou feliz que esse álbum vai pro mundo. E que bom que está indo pro mundo agora.

Como você se inspirou para escrever as músicas?

Aconteceu. Eu comecei a escrever as músicas e foi saindo. É um álbum consciente, mas também é muito inconsciente. Foi tudo transbordando. Eu estou muito assustada com tudo isso. Eu acho que nunca me joguei desse jeito e me expus assim. É muito assustador para mim. Estão sendo dias muito intensos, eu diria. Mas eu acredito que seja um ato de coragem.

O álbum é dividido em duas partes, uma mais animada e outra mais introspectiva. Como você definiria esse álbum como um todo?

Ele tem várias partes da Luísa. Até hoje eu tive que me mostrar muito forte, e me provar que eu aguentava tudo, então eu me fechei muito de várias maneiras. Criei uma cascona. Esse ano foi um ano que ou eu tive que aceitar as minhas vulnerabilidades, ou aceitar. As músicas do ‘Doce 22’ não foram escritas pensadas. Eu não programei nada, como costumo fazer com outros trabalhos. Elas só saíram. Eram coisas que eu precisava falar enquanto estava escrevendo. Foi o ano mais intenso da minha vida. Foi o mais incrível e o pior. Isso me deixou muito doida.


Esse ano você passou por alguns momentos tensos, teve até que se afastar das redes sociais. Como você se recuperou deles?

Não consegui me recuperar ainda, mas uma hora eu tinha que continuar, eu tenho um monte de contrato para cumprir, eu tenho uma equipe muito grande para sustentar e uma hora eu tinha que seguir. Eu estou aqui e estou num processo que ainda nem começou. A pausa foi uma fuga, mas quando eu voltei estava tudo do mesmo jeito: a cabeça, o trabalho acumulado. Foi importante me afastar, mas não sei se foi o suficiente. Não sei como vou lidar com tudo isso.

E o que você acha que mais tem te ajudado nesse momento?

Sentir o amor das pessoas vai ser muito importante para mim. Voltar e ter mensagens positivas é muito legal, mas eu não vou mentir dizendo que foi incrível. Tem dias e dias, e eu estou lidando com minha depressão, meu pânico, minha ansiedade. Eles existem e não vão sumir de uma hora pra outra.

O ‘Doce 22’ tem várias parcerias interessantes, como com Lulu Santos. Como foi para você fazer uma música com um ídolo seu?

Para mim é um certificado de que estou no caminho certo. Um dos maiores cantores da história do país. E eu, com 22 anos, ter um cara cantando uma música que eu compus sentada no chão, com meu namorado. O Lulu Santos falar: ‘isso é muito bom’. Para mim isso é muito doido, como pessoa que admirou tanto as letras dele por tanto tempo, Ter ele ali comigo, trocando muito. É mto importante para mim e para qualquer cantora.
Luísa Sonza Divulgação
Luísa Sonza Divulgação
Luísa Sonza Divulgação