Mais Lidas

Motivos para você ser solidário

COLUNA Clóvis Monteiro 04.02.19
COLUNA Clóvis Monteiro 04.02.19 -

Pesquisas acadêmicas têm aprofundado cada vez mais o olhar sobre os efeitos da atitude sobre quem doa. O estudo mais completo feito sobre o assunto é assinado pela Harvard Business School e ficou conhecido, em português, como "Sentir-se bem ao doar: os benefícios (e custos) a quem faz caridade".

Neste levantamento, os pesquisadores apontam evidências que a pessoa solidária traz para si. Inspirado nesse estudo e em relatos de quem faz o bem para os outros, seguem abaixo alguns motivos para você ser solidário.

— Desenvolve a empatia: valor tão necessário para qualquer profissional hoje em dia, essa habilidade é potencializada ao exercer a solidariedade. Toda atitude altruísta torna seu olhar mais sensível aos desafios alheios, tornando-o uma pessoa mais compreensiva e amigável.

— Damos mais valor às conquistas da vida: quando se doa algo para quem teve menos oportunidades, é natural você desenvolver a gratidão. Afinal de contas, muitos passam a enxergar que as dificuldades enfrentadas por famílias, na maioria das vezes, são maiores que as nossas.

— Melhora nosso bem-estar: segundo pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia (APA), doar algo para alguém aumenta a sensação de bem-estar.

— Evita o consumismo sem medida: ao ter o compromisso de contribuir com alguém ou alguma instituição de caridade, você dá mais utilidade ao seu suado dinheiro, evitando aquela compra desnecessária.

— Renova a esperança: são tantas informações ruins que recebemos o tempo todo que a ajuda a iniciativas solidárias nos ensina a olhar o mundo com mais esperança, evitando os pensamentos negativos. Tem coisa melhor que conservar o brilho em nossos olhos?