O carnaval carioca, historicamente, tem na negritude seu principal pilar de identidade. Seja na Revolução Salgueirense ou na atualidade, os enredos de temática africana e afro-brasileira sempre se fizeram presente. É partindo dessa importância histórica que, hoje dia 1 de junho, às 20h, o ‘’Sambistas da Depressão’’ apresenta uma série de Lives intitulada “Enredos e questões da Negritude no Samba”.
Tal quadro será comandado por Milton Cunha. Serão analisados nestas Lives os enredos para o próximo carnaval, que versem sobre a temática africana: Salgueiro, Beija-Flor, Vila Isabel, Grande Rio, Mangueira, Mocidade, Portela e Tuiuti. Estes enredos abordam desde questões referentes ao continente africano, passando pela resistência e religiosidade negra, até homenagens em que a condição do negro é levantada em tom de reverência ou questionamento.
As Lives, acontecerão no Canal do YouTube do Sambistas da Depressão. Os encontros contarão com três convidados que irão versar, a partir de suas vivências pessoais e no meio do samba, questões sobre os enredos citados: um enredista/membro de criação do enredo ou carnavalesca/carnavalesco, um membro que faça parte da escola e um teórico sobre o assunto.
Desta maneira, o grande objetivo é debater e interpretar os diversos saberes, potencialidades e perspectivas que todos estes enredos das escolas do Grupo Especial poderão alcançar em suas apresentações. Acima de tudo, tais Lives serão uma reverência e respeito a ancestralidade negra e os seus saberes dentro do carnaval carioca!
Coletiva de Paquetá e Fred pela Seleç...
Volta às ruas divide oposição a Bolso...
Dois homens são presos pelo crime de ve...
Governo de Pernambuco veta jogos da Copa...
Arthur Aguiar explica lesão que jogou o...
Bruna Linzmeyer mostra seu visual para a...
Prova de vida para aposentados e pension...
Em live, Filipe Luís brinca com Pedro: ...
Flávio Bolsonaro se filia ao Patriota e...
Nise diz que Bolsonaro a informou sobre ...