Mais Lidas

Vídeo: Cristo Redentor será iluminado de azul pela conscientização do diabetes

Dalton Mello faz alerta sobre doença silenciosa no dia mundial do diabetes

Dalton Mello
Dalton Mello -
Nesta quinta-feira é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, para ampliar a conscientização sobre a doença, o Cristo Redentor será iluminado todo de azul a partir das 19h. A escolha da cor foi definida pelas Nações Unidas como a cor do movimento mundial para alertar sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado.
“A ação faz parte do Novembro Diabetes Azul, reinserido em 2018 pela seção de Advocacy da Gestão da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) 2018-2019 no calendário oficial do Ministério da Saúde e representou uma grande vitória dos profissionais de saúde e associações de pessoas com Diabetes”, explica a atual Presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa.

Iluminar um ponto especial em uma cidade brasileira faz parte do movimento, como aconteceu no Museu Nacional em Brasília em 2018.
Este ano, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para ação, que terá coordenação conjunta da SBD Nacional e Regional do RJ, além da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM).
“No Brasil, o Cristo Redentor é emblemático e por isso ele segue o processo de consolidar o Novembro Diabetes Azul, retomado também como mês de conscientização do Diabetes", afirma Dra. Alessandra Matheus, endocrinologista e Presidente da SBD-RJ.

A campanha deste ano seguirá o movimento mundial, organizado pela International Diabetes Federation (IDF), e o tema será ‘Família e Diabetes’. O Santuário Cristo Redentor, receberá várias palestras informativas sobre a doença, prevenção e tratamento.
“O Santuário Cristo Redentor, através da sua força comunicacional, abraça mais uma causa de grande importância para a saúde da população brasileira. Estamos unidos sempre em ações que visam à valorização da vida”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Segundos os especialistas, muitas pessoas ainda acreditam que o Diabetes é uma doença que só atinge adultos e idosos, mas crianças e adolescentes também são afetados e é necessário atentar para as influências comportamentais da família, já que ela impacta diretamente na saúde de todos os membros.
“Por ser uma doença crônica, o Diabetes exige mudanças efetivas nos hábitos cotidianos não somente do paciente, mas também da família e por isso, demanda atenção para uma alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos", explica Dra Alexandra.

A Diabetes já atinge 425 milhões de pessoas no mundo todo e é um problema crescente dos órgãos de saúde mundiais.

O Novembro Diabetes Azul vai durar o mês inteiro e terão diversas ações em vários lugares espalhados pelo Brasil. O coordenador do Departamento de Campanhas da SBD, Dr Márcio Krakauer, fala de importância das regionais SBD e SBEM se unirem e iluminarem seus monumentos importantes para despertar a curiosidade das pessoas.
“Dessa forma, a população buscará informações de qualidade sobre a doença que pode ser inicialmente silenciosa, sem sintomas, e se manifestar já com complicações na visão, nos rins e nervos e até infarto, derrame e amputações”, explica.