Mais Lidas

Jornalista faz desabafo sobre fim da TV Escola no governo Bolsonaro

Murilo Ribeiro trabalhou na TV Escola por 20 anos

Murilo Ribeiro
Murilo Ribeiro -
O jornalista Murilo Ribeiro fez um vídeo em seu canal no YouTube para falar sobre o desmantelamento da TV Escola. O canal não teve seu contrato renovado com o Ministério da Educação em dezembro de 2019. Murilo trabalhou na TV Escola por 20 anos.

O canal foi criado em 1995, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, para auxiliar professores de todos os cantos do país, produzindo programas com conteúdos que pudessem ser compartilhados em sala de aula e programação com as últimas notícias sobre educação.

O presidente Jair Bolsonaro falou que o canal só gastava dinheiro e que ‘deseducava’ as pessoas. Chegou a falar que era um canal ‘de esquerda’ e ainda ofendeu Paulo Freire, o patrona da educação, chamando de ‘energúmeno’. Isso causou comoção nas rede sociais e deixou muita gente enfurecida, mas de nada adiantou, no dia 13 de dezembro de 2019, a sucursal de Brasília teve a ordem de despejo decretada.

Murilo demonstra claramente no vídeo que durante décadas a TV Escola foi uma das principais ferramentas de auxílio na formação continuada de professores em todos os cantos do país. No canal era possível encontrar diversos materiais didáticos que eram usados em salas de aula, além de conteúdo para o ENEM.

Tudo começou quando o atual Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fizeram indicações para a associação responsável pela administração do canal, que não foram aceitas. Os funcionários da TV Escola entenderam que a atitude tomada pelo governo foi uma retaliação à negação das demandas de mudanças impostas pelos ministros.

Logo depois, o Ministério da Educação disse que ‘estudava a possibilidade do canal ser administrado por outra empresa’, só que a empresa responsável, , rebateu as informações afirmando que tinha direito sobre a marca. Com isso, o presidente Bolsonaro se irritou e disse que não ia assinar um contrato de R$ 350 milhões (segundo ele), com um canal que ‘ninguém assistia’, que isso seria ‘jogar dinheiro fora’.

Porém, no vídeo do Murilo vemos bem claro que o orçamento da TV Escola não passava dos R$ 70 milhões ao ano, ou seja, não chegava nem perto daquilo que foi proferido pelo atual presidente da república. O certo é que perdemos um canal de educação importante no país e que ajudava milhares de professores em áreas onde muitas vezes o acesso é inviável.

Murilo terminou o vídeo agradecendo o apoio da imprensa a todos da equipe da TV Escola e aos fiéis telespectadores do canal que depois de tantos anos, acabaram se tornando amigos.