Mais Lidas

No mês do Carnaval, arroz carreteiro entra em cardápio de hotel, no Rio

Receita surgiu quando mercadores ambulantes cruzavam estradas em carretas puxadas por bois

Arroz de carreteiro
Arroz de carreteiro -
A especialidade está disponível apenas nas unidades das capitais de Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador, que têm seus restaurantes aberto ao público. Para consultar o horário de funcionamento, basta acessar ao site da Vila Galé.

“A proposta é uma viagem pelo Brasil por meio da gastronomia e o prato do mês conquista o paladar do público. O arroz de carreteiro ao forno passou por mudanças e adaptações ao longo dos anos, no entanto, algumas características permanecem as mesmas até hoje, como: a cremosidade, a variedade de ingredientes incorporados como legumes e carnes de diferentes cortes”, aponta o chef executivo do Brasil, Clodoaldo Ramos, que assina todo o cardápio da ação.

A receita surgiu quando mercadores ambulantes cruzavam estradas em carretas puxadas por bois. Chamados de carreteiros, eles valiam-se muito da carne de sol em seu cardápio, que no Sul do Brasil é conhecida como charque, pois, além de abundante na época, ela se mantinha conservada durante os muitos dias das viagens.
O arroz de carreteiro nasceu da necessidade porque os carreteiros precisavam de alimentação prática, fácil de preparar e bem nutritiva para repôr a energia. Para isso, coziam em panelas grandes de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz e temperos variados.
E, por ser uma receita absolutamente deliciosa, ela caiu no gosto popular e se transformou em um ícone da culinária regional, que faz sucesso nos dias atuais.

A ação ’12 meses, 12 pratos’ chegou ao Brasil neste ano, mas existe em Portugal desde 2016. E a iniciativa reforça, ainda mais, a proposta de ofertar uma experiência sensorial de qualidade aos hóspedes e clientes dos restaurantes dos hotéis, sendo que a gastronomia é um dos elementos diferenciadores da rede Vila Galé.

Confira aqui as especialidades dos próximos meses:

FEVEREIRO Arroz carreteiro ao forno

MARÇO Picadinho Carioca com ovo Pochê

ABRIL "Mexidão" (Feijão tropeiro tipicamente mineiro)

MAIO Peixada Nordestina

JUNHO Ensopado de camarão com chuchu

JULHO Empadão Goiano

AGOSTO Moqueca de peixe com camarão (moqueca mista)

SETEMBRO Escondidinho de camarão

OUTUBRO Moqueca Capixaba

NOVEMBRO Pato no tucupi(Servido no molho de tacacá e camarão)

DEZEMBRO Bobó de camarão, servido com arroz e farofa de dendê