Mais Lidas

"Ser padre é muito mais do que rezar missa" diz Reginaldo Manzotti

Nesta terça se celebra o Dia do Padre

Reginaldo Manzotti
Reginaldo Manzotti -
Com certeza milhares de vezes já imaginamos como seria ou deveria ser a rotina de um sacerdote, mas será que os brasileiros sabem como é no dia-a-dia as mil faces de um padre? Para entender melhor como funciona, acompanhamos padre Reginaldo Manzotti, com 25 anos de sacerdócio, atualmente acumula diversas funções em sua vida.
No rádio, em seu programa “Experiência de Deus”, ao vivo, de segunda a sábado, das 10h ás 11h é retransmitido para mais de 1600 emissoras em todo o país, sendo o horário de maior audiência no streaming do mundo, o padre Reginaldo já teve que lidar com testemunhos polêmicos, audaciosos e desafiadores, mas a grande maioria, são partilhas emocionantes de histórias que requerem um “tato” especial com tratamento.

Um bombardeio de ligações congestiona as linhas com pedidos e orações.
Toca o telefone e uma “filha de Deus” que não quis revelar o nome, chorando, conta que acabou de se separar, pois sua filha de seis anos disse que o pai estava a abusando.
Como sempre faz com assuntos delicados, o padre orientou a filha no âmbito geral no ar e depois da ligação, pediu para segurar a ouvinte até o término do programa e conversou por aproximadamente mais vinte minutos até sentir que estava mais calma e tranquila. São relatos fortes, diários, da vida real, sem filtros.

“Os relatos que recebo diariamente mostram o quanto as pessoas estão sedentas por Deus, o quanto elas precisam de uma orientação, uma palavra de conforto ou até mesmo um ‘puxão de orelha’. São relatos, testemunhos que nos fazem pensar o quanto é necessário levar a Palavra de Deu e seus ensinamentos ao maior número de pessoas possíveis. Por isso, tenho intensificado o trabalho nas redes sociais, na TV e na rádio, principalmente durante esse período de isolamento social", diz Padre Manzotti.

Depois de atender em média 3 ligações ao vivo por programa, fazer a leitura do dia e a bênção final, padre Reginaldo Manzotti, sai do estúdio e segue direto para o Santuário de Guadalupe onde preside diariamente a Santa Missa ao meio-dia para milhares de pessoas.
Em tempos de pandemia, as missas estão sendo transmitidas pelas redes sociais, rádio e TV e a Igreja permanece fechada seguindo orientações sanitárias impostas pelo governo municipal.

O professor

Quem disse que professor precisa estar na sala de aula, ou usar jaleco branco? Não é assim que Manzotti pensa quando está ensinando para milhares de pessoas diariamente sobre a Palavra de Deus durante a homilia na missa, nas reuniões da Associação ou mesmo em casa com a família. Apaixonado por livro, sua cabeceira está sempre dividindo espaço com diversos títulos e o maior livro de todos os tempos: a Bíblia Sagrada. Para apresentar uma literatura edificante para os seus fiéis e seguidores, busca na fonte as inspirações (explica o sacerdote referindo-se a Jesus e a Bíblia) mas ele sente uma necessidade grande de adaptar a linguagem simples e atual, para que a maioria compreenda.

A família

E quem disse que padre não precisa de um colo e um abraço da família? Engana-se. Nos poucos momentos livres disponíveis na agenda, o padre ama reunir a família para um bom almoço e compartilhar momentos juntos. Irmão caçula, sempre querido por todos, Reginaldo não abre mão de comemorar datas como a Páscoa e Natal ao lado da família, depois dos compromissos com a comunidade e a Igreja. Tio dedicado, padrinho carinhoso, está sempre lembrando da família durante os programas da rádio e TV.

Preparo fundamental

Segundo Padre Manzotti, manter-se são e preparado para enfrentar o dia-a-dia não é uma tarefa tão simples, para ser ordenado sacerdote são anos de estudos e atividades, mas a vivência diária, a troca com os fiéis, o saber ouvir, é de suma importância, principalmente neste momento, onde as pessoas ficam fragilizadas e buscam cada dia mais a Igreja. Estão sedentas de Deus para acalmarem o coração. Para conseguir atender a comunidade precisa ter empatia, acolhimento e principalmente sensibilidade.

Essencial em todos os momentos

E como será o papel do sacerdote no mundo pós-pandemia? “Acredito que todos nós, servos de Deus, iremos continuar desempenhando esse papel de ‘médico da alma’. Além disso, espero que as transmissões das celebrações continuem sendo feitas nas redes sociais, para facilitar o encontro com Deus àqueles que não podem frequentar as Igrejas”, explica Padre Reginaldo Manzotti.
Reginaldo Manzotti Divulgação
Vídeo: Naiara Azevedo e Padre Reginaldo Manzotti lanças nova música, 'Hora de Amar' Washingthon Possato / Divulgação
Vídeo: Naiara Azevedo e Padre Reginaldo Manzotti lanças nova música, 'Hora de Amar' Washingthon Possato / Divulgação