Mais Lidas

Tempestade em alto-mar

Saiba como foi feita a cena em que Jesus enfrenta forte temporal na novela bíblica

Jesus enfrenta uma forte tempestade em alto-mar ao lado dos apóstolos na novela 'Jesus',
da Record
Jesus enfrenta uma forte tempestade em alto-mar ao lado dos apóstolos na novela 'Jesus', da Record -

Foi preciso criar uma piscina de 3,40 metros de profundidade, medindo 8 m x 8 m, exclusivamente para gravar as cenas da tempestade que será enfrentada por Jesus (Dudu Azevedo) na novela Jesus, da Record. A sequência, que vai ao ar hoje, foi feita no próprio complexo de gravação da Casablanca, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Foram necessários um mês de planejamento e dois dias de gravações.

Nas cenas, Jesus e seus apóstolos seguem em alto-mar para a região de Gerasa. Enquanto o Messias está dormindo, os discípulos ficam apavorados com a aproximação de uma forte tempestade. Os apóstolos acordam Jesus, que fica decepcionado com a falta de fé dos seguidores. Ele levanta e ordena que o vento e as águas se acalmem. A tempestade passa. Todos ficam impressionados com mais um milagre feito por Jesus.

Para a sequência, duas rampas que faziam queda d'água foram criadas para produzir as ondas da tempestade. Em cada rampa, foram utilizados cerca de oito mil litros de água. Um total de aproximadamente 130 mil litros de água. "Tivemos alguns desafios na parte técnica da gravação desta cena da tempestade. Primeiro, era produzir ondas frequentes. O segundo era fazer com que os barcos balançassem sem ter um mecanismo próprio para isso", conta Wilson Aquino, produtor de efeitos especiais da Casablanca.

Para solucionar essas necessidades, a saída foi desenvolver sistemas que se adequavam às duas situações. "Uma era um sistema de elástico e tensores, que era preso na parte inferior dos barcos, somado à frequência de balanço da água por uma máquina acoplada a tambores que produziam esse resultado, com segurança para o elenco. A outra era produzir grandes ondas que atingissem o elenco sem tirá-los do barco. Então, construímos duas rampas de ondas", explica Aquino.

Comentários