Mais Lidas

Grande estreia

Orlando Caldeira fala sobre sua chegada à TV

Orlando Caldeira dá vida ao personagem Catraca, em
Orlando Caldeira dá vida ao personagem Catraca, em "Verão 90" -

A novela 'Verão 90' estreou trazendo novidades. Uma delas é a transição do ator Orlando Caldeira, saindo dos palcos do teatro e migrando para a televisão. As únicas atuações que ele teve na telinha foram em pequenos papéis nas novelas Boogie Oogie (2014) e I Love Paraisópolis (2015). Agora, está com a responsabilidade de interpretar o personagem Catraca, na atual trama das 19h, da Globo.

Ele conta que essa mudança não está sendo fácil, mas está contando com a ajuda dos colegas de produção. "No começo das gravações, estranhei um pouco, mas agora já estou bem mais familiarizado. A direção da novela é muito cuidadosa e isso me ajudou muito", conta. Atuar na TV era um sonho que Orlando sempre teve. "Eu já faço teatro há 15 anos e já me apresentei por muitos palcos, tanto aqui no Brasil, quanto no exterior, já ganhei muitos prêmios aqui e lá fora, então de alguma forma o teatro está na minha zona de conforto. A TV é aquela espécie de crush que você paquera há anos e que só agora ela lhe deu bola.... Ou seja, estou radiante! Com muito frio na barriga! E estou amando esse flerte", comemora ele.

Mas o principal desafio para viver Catraca foram as aulas de moto. Logo no início da trama, ele já foi responsável por fazer a entrega das camisas-convite da inauguração da festa da Pop-TV, que foram roubadas. "Eu morria de medo, mal conseguia andar na garupa, mas agora estou apaixonado", confessa o ator.

Na trama, Catraca é o fiel companheiro de Diego, interpretado por Sergio Malheiros. Ao lado de atores veteranos como Sergio, Ícaro Silva e Dandara Mariana, ele conta que tem a oportunidade de aprender bastante e que admira Dira Paes. "Ela tem consciência de cada ação, gesto, olhar. É impressionante! Quando ela está gravando, gosto muito de ficar escondido no set observando",revela.

Defesa de negros em personagens de destaque

Com o sonho de atuar ao lado de Lázaro Ramos, por exemplo, Orlando Caldeira é ativista e defensor da presença de personagens negros na televisão, no teatro e internet. Com o objetivo de ressignificar o papel do homem e da mulher negra nos meios de comunicação, ele faz parte da equipe de criação do canal e produção executiva do Canal "Tela Preta TV", no YouTube.

"Precisamos de personagens negros em posição de protagonismo, ocupando cargos de liderança e que fujam do estigma do ladrão, subserviente, hipersexualizado etc", comenta sobre o tema também é abordado em "Verão 90". "Estamos produzindo a segunda temporada do canal e o lançamento dos novos episódios está previsto para segunda semana de março", adianta.

Comentários