Mais Lidas

Theodoro Cochrane fala sobre personagem e polêmicas da novela 'O Sétimo Guardião'

Ator interpreta o Adamastor em 'O Sétimo Guardião' e afirma achar interessante a curiosidade do público sobre a sexualidade do personagem

'Sou vaidoso', revela Theodoro
'Sou vaidoso', revela Theodoro -

Quem frequenta o cabaré de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), em O Sétimo Guardião, sabe que é certo encontrar Adamastor por lá. Braço direito e confidente da cafetina, o personagem divertido e misterioso faz sucesso com o público. E o mérito é de Theodoro Cochrane, que dá vida ao administrador dos negócios e melhor amigo de uma das guardiãs da fonte.

"O personagem tem como grande questão existencial a aceitação da própria individualidade e sexualidade. A curiosidade do público é ótima, pois quer dizer que estou conseguindo levantar essa característica importante do Adamastor". Convidado pelo autor Aguinaldo Silva para fazer a novela, Theodoro define o momento atual como uma grande oportunidade de amadurecimento profissional e revela que, assim como Adamastor, tem muitas amigas mulheres.

"Sempre me interessei pela sensibilidade das mulheres e o carinho explícito que oferecem quando gostam de alguém. Na infância, as meninas me compreendiam mais facilmente", recorda Theodoro. O ator garante que ainda não sabe quais são os próximos passos de Adamastor na trama, mas reafirma a importância do debate sobre a sexualidade do personagem na novela das nove.

"Acho importante abordar o inusitado, o fantasioso. Personagens assim fazem as pessoas questionarem seus preconceitos, sua aceitação. A TV tem o poder de chegar a lugares em que certos assuntos não seriam abordados por falta de oportunidade e informação", reflete.

Na vida real, Theodoro já teve que lidar com o preconceito. "Não ser o padrão vigente da sociedade pode ser muito cruel, principalmente na infância e adolescência. O conselho que posso dar é se aceitar, aceitar sua individualidade. Por mais que seja sofrido no começo, resulta em uma vida mais plena e honesta consigo mesmo", conta.

Filha da apresentadora Marília Gabriela, Theodoro tem uma relação de grande amizade com a mãe. "Trocamos conselhos e somos críticos de maneira construtiva um com o outro. Quando decidi ser ator, ela me apoiou, mas sempre me alertou sobre a inconstância da vida artística", relembra.

Aos 40 anos, Theodoro cuida da saúde e se considera vaidoso, mas sem exageros. "Na mesma época em que comecei a estudar teatro, ao 19 anos, comecei também a cuidar do meu corpo e mente. Preciso de vitalidade, autoconhecimento e saúde para executar com destreza meu ofício. Cuido de mim, sim, mas sem exageros. Faço exercícios, análise, tento me alimentar bem. Sou vaidoso, mas adoro o clássico pé na jaca semanal", se diverte o ator.

* Estagiária sob supervisão do jornalista Leonardo Rocha. 

Reconhecimento do público e polêmicas

Theodoro afirma que, por conta da repercussão da novela, o assédio do público está grande, mas que é tratado com carinho. "As pessoas me chamam de Adamastor nas ruas. Na infância, tinha ciúmes dos fãs da minha mãe. Hoje, entendo que eles são parte imprescindível para ser um artista completo, pois mostram que estamos nos comunicando de forma eficaz".

Sobre o afastamento de Bruno Gagliasso por conta de uma crise renal e as polêmicas envolvendo José Loreto, Theodoro garante que o clima nas gravações permanece bom. "A nossa novela tem alguns percalços a mais. Todo mundo ama fazer a novela e estamos caminhando. Não tem nenhum climão de bastidor. O climão foi inventado pela história de Noronha e do 'dark room' (em relação aos boatos de que rolariam orgias em Fernando de Noronha e festas animadas nos bastidores da Globo). A gente faz piada o tempo todo disso. É surreal, a gente vive numa época em que as pessoas acreditam em qualquer coisa", afirma Theodoro.

'Não uso aplicativos de pegação há muitos anos. Recebo muita mensagem e, às vezes, o povo se excede, mas eu sei lidar. Mas não mando nudes, não'

* Estagiária sob supervisão do jornalista Leonardo Rocha.

'Sou vaidoso', revela Theodoro Edu Rodrigues
Theodoro Cochrane interpreta Adamastor, na novela "O Sétimo Guardião" EduRodrigues