Mais Lidas

'Choque de Cultura Show' estreia neste domingo na Rede Globo

Além das críticas de cinema, o programa humorístico passou por uma revolução e os pilotos ganharam cenário e figurinos novos

No Choque de Cultura Show, quatro motoristas do transporte alternativo fazem críticas de filmes
No Choque de Cultura Show, quatro motoristas do transporte alternativo fazem críticas de filmes -

Achou que a gente não ia falar de Choque de Cultura? Achou errado. E para quem ainda não é fã dos maiores nomes do transporte alternativo do país, ainda há uma chance. Estreia hoje, às 15h30, na Rede Globo, o Choque de Cultura Show. Além das tradicionais críticas de cinema, o programa humorístico passou por uma revolução e os pilotos ganharam cenário e figurinos novos.

"Eles conseguiram uma grana do sindicato e estão aplicando sem critério. O que acham legal, o cenário que eles gostam, as roupas que acham que vale a pena usar, são todas escolhas meio equivocadas e isso cria uma situação divertida de ver, que é como aqueles caras enxergam o luxo", conta Caito Mainier, que faz o Rogerinho do Ingá. Renan (Daniel Furlan), Maurílio (Raul Chequer) e Julinho (Leandro Ramos) também vão estar, depois da Temperatura Máxima, comentando os filmes que acabarem de passar. Neste domingo, é a vez de Thor: O Mundo Sombrio, e os motoristas adiantam: "é o melhor filme de martelo que tem".

Desde o ano passado, a Globo já vem apresentando os motoristas ao público com críticas após os filmes. Dessa vez, a proposta é permitir que os pilotos se aventurem em novos quadros e confusões. "É uma temporada um pouco maior, então quem não conhece, ou que nunca prestou tanta atenção, vai ter mais tempo para conhecer melhor os personagens", completa Caito. E a temporada promete muitas surpresas. Na vinheta, o ator Alexandre Nero aparece sentado no lugar de Maurílio no sofá, mas não há como saber o que aconteceu com o integrante, já que os motoristas querem evitar revelar detalhes antes da estreia.

 

Processo criativo com direito a improviso

Apesar de parecer bastante espontâneo, a maior parte dos diálogos do programa é pensada com antecedência, em uma reunião que ainda conta com os escritores David Benincá e Pedro Leite. "O programa é mais roteirizado do que parece, mas também improvisamos em cima. Eu adoro e odeio todas as etapas, mas acho que ficar caracterizado gravando, dando os textos que a gente escreveu é a melhor parte", conta Daniel Furlan, intérprete do personagem Renan, que ficou conhecido como o pior pai do mundo.

Leandro Ramos, o Julinho, diz que todo o processo é pensado e discutido por todas as pessoas da equipe que, inclusive, assistem juntas aos filmes. "A gente faz uma reunião e assiste aos filmes, tendo ideias e colocando tudo em um documento. Depois, a gente se divide para a redação final. Quando os textos estão prontos, fazemos uma leitura. Aí, cada um com um personagem, afinamos e, já próximo de gravar, a gente faz um ensaio com o texto. Às vezes, ainda entra um improviso e algum ajuste".

Bombando na internet

O show de entretenimento, que fica no ar até o final de outubro na emissora, é evolução do Choque de Cultura, programa de humor originalmente lançado há quase três anos no canal da TV Quase, no YouTube. Na internet, os quatro personagens, e a invisível assistente Simone, conquistaram o público e ganharam uma legião de fãs. Um dos vídeos mais comentados é o Harry Potter sem Harry Potter, que tem mais três milhões de visualizações e é nada mais do que uma crítica pouco embasada e sem filtros do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, lançado em 2016.

'Choque' virou livro

Como se não bastasse o sucesso na internet e na TV, o Choque de Cultura também lançou, no ano passado, o livro 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige. Além da clara ironia de ter uma distração enquanto dirige, o livro traz críticas um pouco rasas e bem-humoradas — sob perspectivas bastante íntimas — dos quatro motoristas sobre grandes clássicos do cinema.