Mais Lidas

'A gente se emociona'

Nas ruas, Rogério Coutinho confessa que se envolve com o drama das pessoas

Rogério Coutinho, jornalista e repórter da TV Globo
Rogério Coutinho, jornalista e repórter da TV Globo -

Jornalista e repórter da TV Globo, Rogério Coutinho tem ido às ruas em busca e informação e notícia. O profissional relata como está sendo seu trabalho neste período da pandemia do novo coronavírus. "Tem sido bem exaustiva, mas gratificante. A informação de qualidade tem sido uma das principais 'armas' nesse momento. Nós temos horário pra entrar e sair no trabalho. Só que jornalista em sua essência sempre será jornalista por 24h. Então muitas informações novas chegam a qualquer momento, sem falar no contato com fontes que relatam dramas e desafios que o coronavírus nos trouxe", confessa. 

A cobertura da doença, inclusive, é o maior desafio profissional de Rogério. "Tenho certeza que até agora está sendo a mais difícil que já participei. E tem características próprias: uma urgência de atualização das informações a cada minuto, uma mobilização de muitas autoridades públicas pra tentar resolver o problema e, o principal - é um assunto que afetou a vida da atual humanidade. É de uma grandiosidade que parece que não vamos dar conta. São muitas pessoas impactadas. Além de toda essa demanda também existe o medo do que vem pela frente", avalia. 

Em um papel social e importante, não é sempre que o jornalista consegue segurar a emoção. E é o caso de Rogério, que tem entrevistado muitas pessoas, nesta cobertura. "Todos os dias a gente se emociona. Falamos com pessoas sobre pessoas e seus dramas e desafios. Mas em duas situações fiquei bem comovido. Numa reportagem no Complexo do Alemão em que escutei relatos de desemprego e falta de água em casa pra lavar as mãos. E numa outra em São Gonçalo em que vi idosos numa longa fila na chuva tentando se vacinar contra a gripe. Mostramos ao vivo no Bom Dia Rio", confessa.

 

'Não sei mais o que é um abraço'

Os cuidados no dia a dia são necessários para a segurança dos jornalistas nas ruas. Alguns deles, as vezes, se torna até um pouco dolorido emocionalmente. "Já não sei mais o que é um aperto de mão ou um abraço entre os colegas. Higienizamos nossos equipamentos o tempo todo e preservamos nossos entrevistados. É uma realidade dura - diferente, mas vem sendo o jeito mais seguro para conseguirmos trabalhar. E assim vamos seguindo: trabalho/casa - casa/trabalho, torcendo pra tudo volte logo ao normal", confessa Rogério, que tem frisa que tem recebido todos os cuidados da TV Globo.

 

'Vamos vencer esse vírus'

Depois de tantas notícias relacionadas ao coronavírus, Rogério confessa que tenta chegar em casa e esquecer a pandemia, mas nem sempre é possível. "Eu até tento. E com o tradicional; leitura, filme e boas conversas com a família por videochamadas. Porém, as notícias vão chegando, fontes ligando e a necessidade atualização sobre o assunto ocupa parte do meu tempo em casa. Juntando a tudo isso também ainda cozinho e limpo a casa duas vezes por semana. Sem o trabalho da querida Dona Lúcia, eu fico ali numa a ‘certa’ distração cuidando da casa. Vamos vencer esse vírus", acredita. 
Rogério Coutinho, jornalista e repórter da TV Globo Arquivo pessoal
Rogério Coutinho está nas ruas durante a pandemia fotos Arquivo pessoal

Comentários