Mais Lidas

Indireta para Bolsonaro? Internautas comentam aparição de presidente brasileiro em série

Personagem de Vincent Cassel fez reunião com líder fictício do Brasil, interpretado por dançarino de salsa

Presidente com vice militar aparece em
Presidente com vice militar aparece em "Westworld" e é comparado a Bolsonaro -

O universo de "Westworld" pouco tem de realista. Mas a aparição de um presidente brasileiro no mais recente episódio desta temporada fez fãs especularem se a série não estava fazendo um comentário sobre a realidade do país.

Nesta terceira temporada, a produção da HBO foi além dos parques temáticos habitados por androides e apresentou os poderosos do mundo distópico retratado. Entre os novos personagens, está o influente Engerraund Serac, vivido pelo ator francês Vincent Cassel, morador do Rio de Janeiro desde 2013.

No começo do episódio "Genre", exibido no último domingo (12), Serac se encontra com o presidente brasileiro Filo para tratar de um "movimento separatista insurgente" no que é vagamente chamado de "norte do país".

Na conversa, Serac ameaça Filo e revela que poderia substituí-lo por seu vice, um militar, tão rapidamente quanto agiu para facilitar a sua eleição, com apoio da inteligência artificial que é o mote da trama.

"Acreditamos que você faria o que pedimos quando garantimos a sua eleição", afirma Serac, que também ameaça fazer a chamada "moeda corrente" do país despencar se Filo não agir conforme ele deseja.

Nas redes, fãs especularam se a referência ao vice-presidente militar não seria uma indireta para Jair Bolsonaro e seu vice, General Mourão. Também na vida real, uma CPI foi aberta para investigar a propagação de fake news na internet durante a campanha eleitoral.

Também chamou atenção a representação caricata do Brasil. Em vez de acontecer em Brasília, a reunião ocorre em uma região distante e não povoada. Escalado para o papel, o ator americano Al Coronel (mais conhecido por sua carreira como dançarino de salsa) fala português com mais sotaque do que o próprio Cassel. Ironicamente, até a segunda temporada, a série contava com o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco. Parte do grupo de androides de Westworld, Rodrigo atuava em inglês e seu personagem, um caubói, não tinha relação com o Brasil.