Mais Lidas

O que está em jogo para cada time? Tente entender o Campeonato Carioca nesta reta final

Flamengo e Vasco fazem a final da Taça Rio, mas Fluminense e Bangu seguem na competição

O regulamento do Campeonato Carioca tem deixado muita gente confusa
O regulamento do Campeonato Carioca tem deixado muita gente confusa -

Rio - Se é uma final, por que o Flamengo vai entrar com o time reserva domingo? O campeonato acaba se o Vasco ganhar a Taça Guanabara e a Taça Rio? E Fluminense e Bangu já estão eliminados? O regulamento do Campeonato Carioca é pra lá de confuso, e os torcedores seguem com um ponto de interrogação na cabeça. Domingo, o Flamengo enfrenta o Vasco pela final da Taça Rio, às 16h, no Maracanã. Mas, o que está em jogo a partir de agora?

Para o torcedor do Vasco, é mais fácil. O time foi campeão da Taça Guanabara - naquele jogo da confusão no Maracanã, contra o Fluminense -, e agora está na final da Taça Rio, contra o Flamengo. Caso vença também o segundo turno, no domingo, garante vaga direto na decisão do Campeonato Carioca. 

A torcida do Flamengo pode ficar sossegada. O time escalado será todo reserva, mas, mesmo que perca domingo para o Vasco, o Rubro-Negro já está classificado para as semifinais do Campeonato Carioca, por ter terminado como líder na classificação geral - vale a campanha das taças Guanabara e Rio.

Caso o campeão seja o Vasco, o Flamengo fará um jogo com o Bangu para saber quem vai para a decisão. Se o Rubro-Negro for o campeão, encontrará o Fluminense nas semifinais do Carioca. O que é melhor?

O Fluminense está mais apreensivo. O time terminou em quarto na classificação geral, e foi eliminado da Taça Rio nas semifinais. Agora, é preciso torcer desesperadamente para o Flamengo na final de domingo. Assim, o Tricolor se salva, e o Fla-Flu será uma das semifinais do Campeonato Carioca. Mas, caso o campeão da Taça Rio seja o Vasco, o Fluminense estará automaticamente eliminado - sobram os três melhores. Nesse cenário, Flamengo e Bangu farão um jogo para saber quem decide a final com o Cruzmaltino.

O Bangu também não está fora do páreo. Ele foi o terceiro melhor do campeonato, e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Se o Vasco for o campeão da Taça Rio, o Alvirrubro da Zona Oeste pega o Flamengo para tentar chegar à final. O cenário contrário também vale: se o campeão for o Flamengo, o Bangu pega o Vasco.