Mais Lidas

Torcedores do Tottenham e Liverpool se reúnem por todo o Brasil para assistir a grande final da Champions League

Grupos prometem lotar os bares espalhados por todo o país, celebrando suas paixões pelos clubes e comemorando a grande fase do futebol inglês

Torcidas de Tottenham e Liverpool prometem lotar os bares do Rio de Janeiro para acompanhar a final da Champions
Torcidas de Tottenham e Liverpool prometem lotar os bares do Rio de Janeiro para acompanhar a final da Champions -
Rio - O futebol inglês vive grande fase e vem dominando o cenário das principais competições da Europa. Na última quarta-feira, o Chelsea se sagrou campeão da UEFA Europa League ao golear o Arsenal, seu rival londrino, por 4 a 1, em partida realizada em Baku, no Azerbaijão. Já neste sábado, Tottenham e Liverpool se enfrentam na decisão da principal competição de clubes do mundo, a Champions League, que terá sua grande final no Estádio Wanda Metropolitano, em Madri (Espanha).

A expectativa na Inglaterra é gigantesca, e no Brasil a história não é diferente. Torcedores apaixonados pelos dois gigantes envolvidos na decisão, prometem lotar os bares por todo o país. O sentimento pelos dois times é tão grande, que tem até torcida oficial. O publicitário, de 34 anos, Diego Castanha, presidente da Brasil Spurs, torcida reconhecida oficialmente pelo Tottenham, falou sobre o início dessa paixão pelo clube do norte de Londres.

“Tudo começou em 2010. Um time maravilhoso com Bale, Modric, Lennon, Gomes, Sandro e companhia me encantou. Naquela ocasião, fizemos uma bela campanha na Champions League, onde chegamos nas quartas de finais sendo eliminados pelo Real Madrid. Desde então passei a acompanhar todas as partidas do clube, a comprar materiais e buscar notícias. Em 2015 surgiu a ideia de criar uma torcida oficial do clube no Brasil e conseguimos o reconhecimento junto ao clube. Me tornei Presidente desta mesma torcida que fundei e hoje vivo o Tottenham diariamente”, falou Diego.
O amor é tão grande, que o presidente da Brasil Spurs tem até camisa personalizada - (Foto: Reprodução/Brasil Spurs)
Ele também contou sobre a experiência de acompanhar o dia-dia de um clube de outro país.

“Já foi bem mais difícil, antigamente poucos jogos do Tottenham passavam na TV e só conseguia assistir a partida através de links na internet. Hoje em dia se tornou bem mais fácil, praticamente todas as partidas do clube estão na tv e temos fácil acesso a notícias de sites ingleses, acompanho o clube como se fosse um clube brasileiro qualquer", completou.

Do lado dos Reds, Hendryl Freitas é um dos muitos apaixonados que fazem parte do grupo Liverpool FC - RJ. Aos 23 anos, Hendryl divide seu tempo entre os trabalhos em um escritório de contabilidade, e o amor pelo time da terra dos Beatles.
“Eu não sei ao certo quando começou, mas eu sempre curti o Liverpool. Preferi Liverpool a Manchester, Chelsea e City... Também o City sempre foi patético”, alfinetou.

“Barcelona e Real Madrid? Eu nunca nem ameacei a torcer pra um desses times. Sempre preferi o Liverpool. Porque eu amo o hino, time, jogadores, a história, a torcida nem se fala… Torcer para o Liverpool é algo inexplicável”, contou.

Sobre acompanhar o time, Hendryl contou sobre a facilidade que as redes sociais trouxeram para alimentar diariamente essa paixão.

“Hoje seguramente eu posso te falar que é até tranquilo… A gente tem a tecnologia, o twitter ajuda muito. O cara posta alí na hora alguma coisa, e fica bem fácil. Só o estádio que tá longe, o clube tá longe, mas você na televisão, a ESPN transmite em média seis jogos por rodada. Não é tanto um problema assim, ainda mais falando de um clube gigante como o Liverpool", disse.
Tanto Hendryl quanto Diego, também torcem para times brasileiros. Se na Inglaterra o amor é pelos times que fazem a grande final da Champions, no Rio, a torcida vai para dois arquirrivais. Eles contaram sobre a experiência de dividir sentimentos por clubes do Brasil e do exterior.

"Eu sou vascaíno, mas são sentimentos diferentes. O Vasco passei a gostar ainda na minha infância, onde tive influências. Já o Tottenham eu aprendi a gostar, fiz a escolha de torcer e acompanhá-lo. Hoje o coração é bem dividido entre os dois clubes, mas atualmente vivo o dia a dia do Tottenham mais intensamente", confessou Diego.

"Sou flamenguista e sócio torcedor do clube. Vou ao Maracanã sempre que posso. Até me considero mais fanático pelo Liverpool, fico mais ansioso pelos jogos, mas não nego minhas origens, porque sou flamenguista desde criança. Gosto muito do Flamengo, mas o Liverpool é uma coisa diferente dentro do coração da gente”, falou Hendryl.

Ele também contou como se reuniu com outros apaixonados pelo Liverpool.

"Em 2013 eu vi no Facebook que ia ter um encontro. Ai a galera foi se encontrando... Uns se afastaram e outros voltaram, até que em 2015/16 eu comecei a organizar as coisas. Eu e mais uma amiga, a Julia Calazans, que me ajuda a organizar esses encontros lá na página, fomos marcando com o pessoal. Facebook ajudou muito. Vai adicionando um e depois outro. Conheço torcedor do Liverpool de vários estados do Brasil”, falou o fã dos Reds.
Encontro de membros da Liverpool RJ - (Foto: Reprodução/Liverpool RJ)
“As redes sociais facilitaram nosso acesso a outros torcedores do clube, com a criação de grupos e páginas sobre o Tottenham, ficou mais fácil localizar torcedores fanáticos pelos Spurs espalhados em todo o Brasil. Hoje somos a torcida oficial do Tottenham no Brasil, com núcleos presentes em diversos estados do país, onde realizamos encontros para assistir as principais partidas do clube. Temos um contato direto e permanente com o clube onde já participamos de conferência online com os jogadores, premiações em Londres, além de receber bandeiras e certificados do clube", disse o fã dos Spurs.
Encontro de membros da Brazil Spurs - (Foto: Reprodução/Brasil Spurs)
Para celebrar esse grande momento, os representantes das duas torcidas marcaram encontros em bares por todo o Brasil. No Rio, o encontro principal está marcado no Lord Jim Pub, um espécie de bar aos moldes britânicos, localizado em Ipanema. Os representantes do Liverpool também organizaram um evento na Vila da Penha, no Pepito’s bar.

Para os fãs do futebol que quiserem viver essa experiência, as duas torcidas organizaram eventos no Facebook.

A Liverpool FC - Rio de Janeiro, em parceria com a @MadeForLFC_BR:

Ipanema: https://www.facebook.com/events/329602141036418/

Vila da Penha: https://www.facebook.com/events/2326253267432766/?ti=cl
Brasil Spurs Supporters Club Of Tottenham Hotspur:

Ipanema e outros lugares pelo Brasil: https://www.facebook.com/events/404892393686659/


Perfis da torcidas nas redes sociais:

Brasil Spurs Supporters Club Of Tottenham Hotspur:

Facebook:https://www.facebook.com/brasilspurs/
Twitter: https://twitter.com/brasilspurs
Instagram: https://www.instagram.com/brasilspurs/?hl=pt-br

A Liverpool FC - Rio de Janeiro
* estagiário sob a supervisão de Bruno Ferreira
Torcidas de Tottenham e Liverpool prometem lotar os bares do Rio de Janeiro para acompanhar a final da Champions (Foto: Montagem/Marleisson Silva)
O amor é tão grande, que o presidente de Brasil Spurs tem até camisa personalizada (Foto: Reprodução/Brasil Spurs)
Encontro de membros da Liverpool RJ (Foto: Reprodução/Liverpool RJ)
Encontro de membros da Brazil Spurs (Foto: Reprodução/Brasil Spurs)
Em 2017, Hendryl visitou Anfield, e pode conhecer de perto a casa do Liverpool (Foto: Reprodução/Liverpool RJ)