Mais Lidas

Orgulho de ser Madureira

Semelhança da nova camisa do Barcelona com a do Tricolor Suburbano leva a galera a tirar onda

Rio, 23/09/2019  - Barcelona lanca camisa igual a Camisa do Madureira.   Madureira  Zona norte do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rio, 23/09/2019 - Barcelona lanca camisa igual a Camisa do Madureira. Madureira Zona norte do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia -

O jornal espanhol Sport revelou a nova camisa oficial do Barcelona para a temporada 2020-21, que muitos torcedores do Madureira interpretaram como um tributo ao clube do coração. "Obrigado pela homenagem, Barcelona", brincou o Twitter oficial do Tricolor Suburbano, com uma foto do manto catalão, que resgata um uniforme do início do século passado.

Mas para Raquel Alves, ilustre torcedora do 'Madurona' e sócia há 39 anos, a camisa do Barça é um plágio evidente. "Sou a fã número um do Madureira. Todo mundo me conhece aqui, até os pombos", diz, orgulhosa, a senhora de 69 anos, que vende doces na sede do clube. Ela é viúva do armador Nair José da Silva, que jogou no Madureira, no Corinthians e em outros times. Depois de opinar sobre a camisa do Barça, ela bate o martelo: "O Madureira é melhor, com toda certeza. Não troco meu Madureira por nada".

Elias Duba, presidente da agremiação da Zona Norte, explica que as cores da camisa atual resultaram de uma fusão de três clubes. Em 1971, o Madureira Atlético Clube, cujas cores eram um roxo claro e o azul, juntou-se ao Império Basquete Clube, do qual herdou o amarelo vivo, e ao Madureira Tênis Clube. Desde então, o uniforme 1 inclui a clássica camisa com listras largas nas cores azul e grená, entremeadas por uma fina faixa amarela. "O Madureira já usou tonalidades mais abertas nas camisas, mas, ultimamente, eu tenho escurecido as cores. Assim, a camisa fica fina e sóbria", comenta.

Para ele, a semelhança com o uniforme do Barcelona é bem-vinda. "Mas só no uniforme", brinca. E lembra que o Barça já tinha se apropriado de outro produto original do Madureira: Evaristo de Macedo, atacante que também virou ídolo do Real Madrid e é o único jogador da Seleção a ter marcado cinco vezes em uma só partida.

A criançada que faz escolinha no Madureira aprova a semelhança. Após receber a equipe do MEIA HORA com uma alegria efusiva, todos deixaram claro o sonho de jogar no Barça. "Quero ser o Messi", diz um deles, com um sorriso no rosto. Outro pergunta: "Vai aumentar o nosso salário, não é, professor?".