Cinco títulos brasileiros — quatro como jogador e um como técnico —, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e quatro Cariocas. Poucos jogadores deram tantas alegrias aos torcedores rubro-negros como o ex-volante Andrade, uma das peças mais importantes no supertime do Flamengo que conquistou a América, em 1981. Depois de brilhar com as bolas nos pés e à beira do campo, ele trabalha agora à procura de talentos para as categorias de base do clube, enquanto curte o momento mágico da equipe a caminho do bi e se rende ao técnico Jorge Jesus.
MEIA HORA: Como vê o retorno do Flamengo à final da Libertadores após 38 anos?
Andrade: É uma volta de uma equipe muito forte. Depois de muitos anos, temos um time do nível que a torcida espera. Mas ainda tem que vencer. É um time que vem encantando.
Esse é o melhor time do Flamengo desde aquela geração que conquistou a Libertadores e o Mundial em 1981?
É o melhor time desde aquele nosso. O de 1987 também era bom e tinha grandes jogadores, mas acho que esse é mais completo. É intenso, dá prazer de ver jogar, o torcedor sai de casa para assistir.
Como você analisa o River Plate, atual campeão e adversário na final da Libertadores. O Flamengo é favorito?
O River não foi bem nos últimos jogos, e isso é muito importante perto de uma final de Libertadores. Confiança é tudo. Mas tem que ter os pés no chão, jogar como vem jogando. Acho nosso time melhor, mas não é um jogo fácil. Time argentino é de raça, batem muito. Tem que ter a cabeça no lugar e manter o ritmo.
Naquele time de 1981, era você quem fazia o 'trabalho sujo' no meio de campo para dar liberdade aos homens de frente. Agora, essa função é de Willian Arão, que vive grande fase. Como analisa esse jogador?
O Arão está fazendo uma função como se fosse um terceiro zagueiro. Aprendeu a marcar melhor. Ainda tem muita qualidade para ir ao ataque, essa chegada de surpresa. É uma dos grandes responsáveis por esse momento do Flamengo.
Quando você assumiu o comando em 2009, o time embalou uma sequência até o título, algo parecido com o que aconteceu com Jorge Jesus neste ano. Qual é a importância dele neste momento?
É muito grande. Trouxe um estilo de jogo que não é comum aqui, algo que a torcida gosta, o jogador também. Joga para a frente. Foi o encaixe perfeito, e deu no que deu.
Dez anos depois de ser campeão brasileiro, como está a carreira no futebol?
Depois de quase dez anos distante, voltei a trabalhar com o Flamengo. Trabalho com capacitação de jovens entre 7 e 15 anos. Observo alguns garotos pelo Rio de Janeiro à procura de talentos.
Qual mensagem você deixa para os jogadores que disputarão a final?
Que continuem com os pés no chão, lutem muitos e façam o que tem que ser feito, que o resultado vem.
Passageiros enfrentam dificuldades por c...
Por desentendimento político, Maradona ...
Dia da Consciência Negra! Mulher do mem...
Juliana Paes anuncia que irá se afastar...
Internautas deixam de seguir Geisy Arrud...
Luana Piovani fala sobre ter jogado as r...
Fãs criam abaixo-assinado para Anitta t...
Em Volta Redonda, Vacinação contra sar...
Ex- presidente do Paraguai é alvo de op...
Foragido da polícia é preso com carro ...