Mais Lidas

Polícia prende homem de Tandera

Criminoso era cobrador da milícia em Nova Iguaçu e rodou após denúncia

Danilo Tandera está foragido
Danilo Tandera está foragido -

Uma ação do 20º BPM (Mesquita), após denúncia anônima para a Central 190, levou à prisão de um miliciano, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ontem. Segundo a polícia, o criminoso, que não teve a identidade divulgada e estava armado com uma pistola calibre 9mm, é um dos cobradores do grupo paramilitar comandado pelo miliciano Danilo Dias Lima, o Danilo Tandera.

Segundo investigações da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual (MPRJ), Tandera é associado a Wellington da Silva Braga, o Ecko, que controla a maior milícia do estado, na Baixada Fluminense. O bando, segundo as investigações, funciona com esquema de 'franquias' do crime. Em Nova Iguaçu, o 'gerente' é Tandera, que tem mandados de prisão expedido pela Justiça. Além de extorsões, exploração de serviços ilegais, como 'gatonet', agiotagem, venda de botijões de gás e água superfaturados, segurança clandestina e vendas de cigarros contrabandeados, o grupo também atua no serviço ilegal de grilagem de terras e terraplanagem, além de estar no tráfico de drogas. Diversos homicídios também são atribuídos aos criminosos. Entre as vítimas estão rivais e até moradores e comerciantes que se recusam a aceitar as extorsões.

Em abril do ano passado, uma ação da polícia e do MPRJ estourou duas mansões em condomínio de luxo, em Seropédica, na Baixada Fluminense, usadas por Tandera para lavar o dinheiro do bando.

Os imóveis foram avaliados em cerca de R$ 1,1 milhão cada. A estimativa da polícia é que o criminoso arrecade cerca de R$ 4 milhões por mês.