Rio - Um dos clubes mais tradicionais do Rio conta com a ajuda da população carioca para reformar sua casa. O projeto "São Cristóvão de volta pra casa", lançado há pouco mais de um mês, busca arrecadar fundos, a partir de uma vaquinha virtual, para as obras do Estádio Ronaldo Nazário, onde "nasceu o Fenômeno", frase estampada com orgulho num muro desgastado próximo ao campo.
A meta da campanha é conseguir R$ 150 mil em doações, valor que ainda está muito distante de ser atingido a 22 dias do término. Até o momento, a vaquinha só obteve cerca de R$ 39 mil. No entanto, segundo o Diretor Comercial e de Marketing do Tóvão, Thiago Vancellote, existe a expectativa de um engajamento maior nas próximas semanas.
"Está abaixo da expectativa. O pessoal do site informa que costuma aumentar quando chega perto do prazo, mas a distância está muito grande. Estamos pensando em outros movimentos, recompensas, e tentando melhorar nossa comunicação para conseguir mais engajamento na campanha", explicou.
Ideia que demorou a sair do papel, a vaquinha é parte fundamental do projeto de reestruturação do clube, que não participa do Carioca deste ano por opção.
"Como é algo muito caro e que não vai caber no bolso do clube, traçamos uma estratégia e ficamos dois anos mastigando a ideia. Esperamos um bom momento para começar isso", conta Thiago. "A ideia é baseada, primeiramente, na importância esportiva, que é jogar em casa, com a torcida. E em segundo, na parte comercial. No dia da partida, é muito importante para nossa estratégia, para podermos comercializar produtos, movimentar o clube e fazer girar as receitas" , completou.
Maior doação veio de Curitiba
Se a vaquinha ainda está muito longe de atingir o objetivo, poderia ser pior sem a ajuda de um fã - assim prefere ser definido - distante. Morador de Curitiba, Laércio Becker, doou R$ 15 mil para a campanha de reforma do estádio, além de pagar o IPTU e taxa de incêndio do clube desde 2017 e ser sócio-torcedor há nove anos.