Mais Lidas

De virada deu BRASIL-SIL

Time quase dá tilte-te-te, mas vence a Colômbia, por 2 a 1

Alvo de críticas pelo péssimo estado de conservação, o gramado do Nilton Santos foi um palco apropriado para o pobre futebol apresentado na sofrível vitória do Brasil sobre a Colômbia, por 2 a 1, de virada, ontem, pela Copa América, com gols de Firmino e Casemiro. Luis Díaz abriu o placar com um golaço. A Seleção Brasileira que chega a dez vitórias seguidas e garantida nas oitavas de final.

Com 100% de aproveitamento, o Brasil contou praticamente com força máxima para defender a invencibilidade no Rio. Com Weverton, do Palmeiras, Tite manteve o rodízio entre os goleiros, mas escalou pela primeira vez a dupla de zaga ideal com Marquinhos e Thiago Silva.

No meio de campo, Casemiro e Everton Ribeiro voltaram a figurar entre os titulares, assim como Richarlison e Gabriel Jesus na frente, após os múltiplos testes realizados na goleada metida sobre o Peru.

Na prática, o Brasil escorregou. Primeiro no péssimo gramado do Nilton Santos, e depois na própria limitação tática, em especial na transição ofensiva. Mais uma vez, a Seleção se mostrou muito dependente do camisa 10, que ao tentar resolver sozinho, maioria das vezes, facilitou o trabalho de marcação da Colômbia, que se mostrou 'imune' ao astro brasileiro.

O golaço de Luis Díaz, de voleio, aos nove minutos, foi um raro momento de beleza no primeiro tempo. Até o apito final, a tônica do jogo foi de muita disputa pela bola. Foi duro de assistir.

Só mesmo após as várias alterações de Tite é que o Brasil ganhou mais força. Fez um vira-vira, com Firmino, aos 32 minutos, e Casemiro, aos 54, graças também aos 10 minutos de acréscimos. O primeiro gol foi polêmico, pois na origem da jogada com Paquetá a bola bateu no árbitro Nestor Pitana, mas o lance não foi paralisado.