Mais Lidas

Marcelo Salles estava ali o tempo todo: a trajetória do interino do Flamengo

O 'Fera', como Salles é conhecido, foi funcionário rubro-negro nos momentos mais importantes da história recente

Marcelo Salles distribui coletes em seu primeiro treino como técnico interino do Flamengo
Marcelo Salles distribui coletes em seu primeiro treino como técnico interino do Flamengo -
Rio - Nos pôsteres dos principais títulos do Flamengo neste século, Marcelo Salles está lá no cantinho, quase despercebido. Gol do Petkovic de 2001, título carioca de 2004, Copa do Brasil sobre o Vasco em 2006, Brasileiro de 2009. Enquanto acerta os últimos detalhes com Jorge Jesus, o 'Fera', como Salles é conhecido, dá continuidade à dinastia rubro-negra de técnicos pratas da casa. Ele comanda o Flamengo hoje como interino, contra o Fortaleza, às 16h, no Nilton Santos.
Filho de Marco Antônio, jogador tricampeão do mundo com a Seleção de 1970, Marcelo Salles cresceu no ambiente do futebol. Trabalhou no Flamengo com as categorias de base e foi preparador físico dos profissionais em 2004. Em 2009, com Andrade alçado ao cargo de treinador, Marcelo virou auxiliar técnico e fiel escudeiro. Era o responsável por analisar os adversários na campanha vitoriosa do Brasileirão.
"É um jovem, mas que tem muita experiência. Trabalhamos juntos em 2009, depois ele passou por alguns clube menores (Nova Iguaçu, Bonsucesso), trabalhou com o Joel Santana também. Apesar de ser jovem, tem uma larga experiência no futebol", elogiou Andrade, seu antigo 'chefe'. "É um cara de grupo. Com certeza pegou muita coisa minha e do Joel, até porque fomos campeões brasileiros no meu trabalho. Deve ter tirado muita coisa boa", completou o ex-técnico rubro-negro. O 'Fera' chegou a comandar o Flamengo em um amistoso festivo contra o Brasília, em 2010, enquanto Andrade ficou no Rio para treinar o time titular.
A trajetória de Salles é semelhante a de Carlinhos, Andrade, Jayme de Almeida e Zé Ricardo. Todos eram funcionários do Flamengo e se tornaram treinadores fixos por necessidade. A diferença é que Marcelo Salles tem data para sair: ele treina o Flamengo nas partidas contra Fortaleza (hoje), Corinthians, na terça-feira, Fluminense e CSA. Jesus se reúne hoje com Rodolfo Landim em Madrid, na final da Liga dos Campeões, e deve acertar os últimos detalhes. Tudo indica que ele chega ao clube na parada da Copa América.