Mais Lidas

Gabigol marca em todas as línguas

População surda celebra gesto do atacante, que comemorou em Libras seu gol contra o Cruzeiro

Jesus está há 3 meses no Flamengo, onde vive a rotina casa-trabalho
Jesus está há 3 meses no Flamengo, onde vive a rotina casa-trabalho -

Gabigol deu dois motivos para a galera sorrir ao marcar sábado, na vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro (2 a 1), no Mineirão. Primeiro, deixou a torcida rubro-negra feliz da vida. Depois, fez a população surda brasileira radiante ao comemorar o gol com gestos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A atitude foi um golaço.

"Para você ter uma ideia da repercussão: eu peguei o trecho do vídeo da comemoração do Gabigol e coloquei numa rede social. Em pouco tempo, tinha mais de 700 compartilhamentos e 16 mil visualizações. Todo mundo ficou feliz", comemorou Felipe Oliver, de 33 anos, tradutor e intérprete de Libras e instrutor no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras. "Isso dá visibilidade. Foi bem bonito".

Gabigol disse que decidiu comemorar assim ao descobrir que o instituto para surdos fica no Rio. Ali, jovens aprendem, ensinam e interagem, ainda que o dia a dia seja desafiador. "A luta hoje é por um mundo com mais acesso. A gente pede que a Libras seja disciplina nas escolas normais. Muitos surdos reclamam também que não conseguem assistir aos filmes nos cinemas, principalmente os nacionais, por não terem legendas", explica Felipe.

Intérprete há mais de 10 anos, Felipe garante que Gabigol fez os sinais de maneira correta. Passaria na média. "Ele estava num estádio de futebol, com muito barulho. Ele até que gravou bem. Fez direitinho", brinca.

Comentários