Mais Lidas

Clubes e CBF criticam autorização para público nos jogos do Flamengo

Decisão do STJD acatou pedido do Rubro-Negro

A diretoria do Flamengo é uma das principais defensoras do retorno de parte do público aos estádios
A diretoria do Flamengo é uma das principais defensoras do retorno de parte do público aos estádios -
Rio - Clubes da Série A do Brasileirão e a CBF se manifestaram nesta quinta-feira (5) contra a decisão do STJD que autoriza a presença de públicos nos jogos do Flamengo como mandante. A equipes, em conjuntos, elaboraram uma nota de repúdio e publicaram em suas redes sociais, alegando prejuízo à isonomia e desnível técnico na competição. 
Já a CBF, ainda antes do pronunciamento dos clubes, publicou uma longa nota oficial para explicar os motivos de ser contra a decisão da Justiça. Leia o texto na íntegra:
"A respeito da liberação de público autorizada, em caráter liminar, pelo STJD do Futebol nas partidas de mando do Clube de Regatas do Flamengo no Campeonato Brasileiro da Série A 2021, a CBF esclarece que:

1. O pedido do C.R. Flamengo e a decisão proferida contrariam deliberação tomada pelos Clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A, ocorrida em 24 de março de 2021 que, dentre outras questões, vedou a presença de público nos estádios até nova apreciação do assunto pelos Clubes. Tal vedação é objeto de Diretriz Técnica que integra expressamente o Regulamento Especifico da Competição.

2. Resolveram os Clubes, também, que nova apreciação da matéria somente ocorreria com a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição.

3. Desde a temporada 2020, a Comissão Médica Especial da CBF implementou e vem aperfeiçoando continuamente seu protocolo sanitário para garantir a segurança de todos os envolvidos nas partidas de futebol.

4. A partir da melhora dos índices da pandemia e da liberação de várias atividades nos municípios, referida Comissão desenvolveu protocolo específico para o retorno do público aos estádios, com projeto piloto a ser implantado a partir das quartas de final da Copa do Brasil, conforme amplamente divulgado pela imprensa, sempre zelando e priorizando a proteção à saúde da população. Qualquer partida realizada com público em desconformidade com tal planejamento inspira grande preocupação.

5. A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores."

Comentários