Rio - "Recordar é viver, Assis acabou com vocês"! Os tricolores que frequentam o Maracanã desde os anos 1990 imortalizaram esta canção em provocação aos flamenguistas, lembrando os dois gols marcados pelo ex-jogador em duas finais de Estaduais na década de 1980. Assis foi apelidado de Carrasco, mas além dele outros jogadores do Fluminense marcaram história contra o Rubro-Negro em decisões. Autor de três gols na conquista do título do Carioca de 2022 contra o maior rival, Germán Cano agora faz parte desta seleta lista.
Considerado por Nelson Rodrigues como o maior Fla-Flu do Século XX, a final do Carioca de 1969 consagrou o atacante Flávio, conhecido como Minuano. O centroavante fez o gol decisivo da vitória de 3 a 2 do Fluminense sobre o maior rival no Maracanã. A partida teve um dos maiores públicos da história do estádio. Cerca de 170 mil torcedores marcaram presença para acompanhar a decisão entre os dois clubes carioca.
Assis foi o personagem mais marcante do Fluminense na história dos Fla-Flus. Apelidado de o Carrasco, o ex-jogador decidiu duas conquistas contra o Flamengo de forma consecutiva. Em 1983 e em 1984, o Tricolor se sagrou bicampeão em cima do maior rival, com duas vitórias por 1 a 0, ambos os gols marcados por Assis. O Rubro-Negro viveu uma década dourada nos anos de 1980, mas o Fluminense foi uma "pedra no sapato" do maior rival.
Em 1995, Flamengo e Fluminense fizeram uma das decisões de Carioca mais famosas de todos os tempos. O Rubro-Negro vivia o seu Centenário e contratou Romário, que havia sido eleito o melhor jogador do mundo um ano antes. Porém, o título do Carioca seria tricolor. Em uma final histórica, Renato Gaúcho fez de barriga o gol da vitória de 3 a 2 para o clube das Laranjeiras. O lance é considerado para muitos o mais emblemático da história do clássico.
Em 2022, Germán Cano entrou para esta seleta lista. O jogador marcou três vezes contra o Flamengo nos dois jogos da final. Responsável por todos os gols do Fluminense na decisão, o argentino foi decisivo para que o Tricolor quebrasse o jejum de dez anos sem conquistar o Estadual, impediu o tetracampeonato do Rubro-Negro e encerrou uma escrita de 27 anos sem o clube das Laranjeiras conquistar um título do Carioca contra o seu maior rival.
Felipe Melo comenta sobre importância d...
Greve dos garis será retomada a partir ...
Rio segue em estágio de mobilização p...
Tiroteio deixa ao menos seis mortos na C...
Rio-Santos continua com pontos bloqueado...
Herói do Fluminense, Cano entra para li...
Rainha de Bateria da União da Ilha, Jul...
Após perda de título do Estadual, Flam...
Jogador do Botafogo comenta interesse do...