Mais Lidas

Padre Marcelo acusado de plágio

Escritora do Rio diz que sacerdote usou um texto seu no livro Ágape

Felippe Caputo Neto
Felippe Caputo Neto -

Um ano após ser acusado de plagiar texto do carioca Ronaldo Siqueira da Silva, de 58 anos, no livro 'O Eremita Urbano', o padre, cantor e escritor, Marcelo Rossi, de 51, voltou a enfrentar problemas judiciais pelo mesmo motivo. O novo escândalo envolve a escritora do Rio, Izaura Garcia, de 62.

Ela provou que o texto 'Perguntas e Respostas, Felicidade qual é?', que consta no famoso livro Ágape, lançado pelo sacerdote em 2010, é de sua autoria, mas foi atribuído a Madre Teresa de Calcutá. Sua defesa pede R$ 50 milhões de indenização, equivalente a 20% da venda de 10 milhões de exemplares, em 30 países.

"Além de registro em cartório, o meu texto (entre os 100 mais fraternos do mundo, segundo sites especializados) foi publicado em 2002 no livro 'Nunca Deixe de Sonhar', meu e de outros autores. Fiz um acordo em 2013 com a Editora Globo Livros, não cumprido na íntegra".

Pelo acordo, ela recebeu R$ 25 mil de adiantamento pelo lançamento de seu livro 'Diabetes.com.saúde', em 2013, pela mesma editora, que se comprometeu ainda a colocar o seu nome nas outras edições de Ágape. "Na última edição (2015), nada mudou. E até hoje não me deram balanço e nem pagamento da venda do meu livro sobre diabetes".

"Me encontrei com Rossi há dois anos. Ele apenas me abençoou e disse que Deus fecha uma porta, mas abre outras". A assessoria de Rossi não comentou o assunto. A editora informou que se manifestará nos autos da ação por violação de direitos autorais, na Vara Empresarial da Capital.