Mais Lidas

Mais uma UPP pro saco

Polícia Militar e Forças Armadas fazem operação de guerra para desmontar base

Everaldo tenta passar pela marcação de Jonathan. O atacante foi anulado pela defesa do Furacão
Everaldo tenta passar pela marcação de Jonathan. O atacante foi anulado pela defesa do Furacão -

As forças de segurança do estado montaram uma verdadeira operação de guerra para fazerem, ontem de manhã, a retirada das bases da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fallet/Fogueteiro/Coroa, na região central da cidade. Uma equipe de Demolição Tática (UEDT) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionada para retirar a estrutura do conjunto de favelas.

A desativação foi decidida porque as bases não eram blindadas e ficavam em locais considerados "não seguros" nos Morros do Fallet, Fogueteiro e Coroa, segundo a secretaria de Segurança Pública. Na chegada dos militares houve intensa queima de fogos. Os agentes fizeram a retirada de barricadas instaladas pelo tráfico em diversos pontos das comunidades. Segundo o Comando Militar do Leste, ainda não há um saldo da operação, que prossegue hoje.

A operação para a retirada das estruturas teve o apoio de mil homens das Forças Armadas e 280 da PM, com apoio de tanques de guerra e até helicópteros. De manhã, moradores que desciam das comunidades a pé ou em veículos eram revistados pelos militares.

Inaugurada em fevereiro de 2011, a UPP Fallet/Fogueteiro/Coroa é a sétima desativada pela Intervenção Federal desde março. Antes foram extintas as UPPs do Batan, Vila Kennedy, Camarista Méier, Cidade de Deus, São Carlos e Mangueirinha. No lugar da unidade está prevista a instalação de uma Companhia Destacada, que ficará subordinada ao 5º BPM (Harmonia) ao qual o efetivo será incorporado. Segundo a Polícia Militar, a medida reforçará o policiamento ostensivo no Centro do Rio.

As próximas UPPs a serem desativadas são Rocinha, Caju, Prazeres, Lins e São João.

Everaldo tenta passar pela marcação de Jonathan. O atacante foi anulado pela defesa do Furacão MAILSON SANTANA / FLUMINENSE F.C.
UPP Fallet/Fogueteiro/Coroa é removida por forte de segurança Reprodução de vídeo
Lucas Paquetá e a esposa, a nutricionista Maria Eduarda Fournier, após a cerimônia de casamento reprodução do Instagram
O volante William Maranhão minimizou o favoritismo do Grêmio Rafael Ribeiro / Vasco