Mais Lidas

Wilson Witzel cria Coordenação de Desaparecidos, que será comandada por Jovita Belfort

O anúncio foi feito pelo governador do Rio na manhã desta quarta-feira. A nova coordenação fará parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Wilson Witzel anuncia criação de nova coordenação
Wilson Witzel anuncia criação de nova coordenação -

Rio - O governador Wilson Witzel anunciou, na manhã desta quarta-feira, a criação da Coordenação de Desaparecidos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A responsável por comandar essa nova estrutura será a mãe do lutador de MMA Vitor Belfort, Jovita Belfort, que tem uma filha desaparecida desde 2004, Priscila Belfort. O lançamento da coordenadoria aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença do governador Wilson Witzel e a secretária Fabiana Bentes. 

A proposta da Coordenação de Desaparecidos é atuar no planejamento e execução de ações que chamem atenção para as principais demandas da população desaparecida do Rio de Janeiro. Segundo informações do Governo do Estado, o trabalho que será realizado visa consolidar um sistema estadual de referência na elaboração de políticas públicas e atendimento aos desaparecidos e suas famílias. 

"Vamos lutar por um cadastro único e pela criação do Alerta Pri (nome em homenagem a Priscila Belfort), que será semelhante ao alerta Amber, dos Estados Unidos, que avisa quando uma pessoa some e divulga seus dados. A coordenação dará ferramentas para que as políticas públicas possam se estender pelos governos seguintes", disse a secretária Fabiana Bentes.

Jovita Belfort assume o comando da Coordenação de Desaparecidos - Divulgação / Governo do RJ

“Estou honrada com o convite que recebo. Tenho uma filha desaparecida, a Priscila Belfort. Há 15 anos conheci algo pior que a morte. Desde então, faço da minha dor uma luta”, disse Jovita, que comandará a Coordenação.

Na reunião, Wilson Witzel aprovou a escolha de Jovita para o cargo e reforçou a necessidade de estruturar a nova coordenadoria:

“Eu imagino a dor de não poder fazer sequer a última despedida. Fabiana está de parabéns por ter escolhido a Jovita. Vamos fazer o máximo possível para estruturar essa coordenadoria que está sendo criada”, afirmou o governador.

Sobre a criação do sistema de alerta Pri, a secretária explicou que a ideia é firmar um acordo com as empresas de telefonia para que, a cada caso de desaparecimento, os celulares emitam o aviso.

Após o desaparecimento de Priscila, Jovita se mobilizou pela causa, o que levou à criação da primeira delegacia especializada, e passou a atuar junto à delegada titular Ellen Souto, com quem trabalhará em parceria. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) funciona na Cidade da Polícia.

"Tenho orgulho de ter contribuído com a campanha para a criação da primeira Delegacia de Desaparecidos, que hoje é um exemplo para o Brasil. Entre 80% e 90% dos casos são resolvidos anualmente", disse Jovita.

A delegada Ellen Souto ressaltou a importância da elaboração de um cadastro nacional de desaparecidos, pois atualmente, além do Rio de Janeiro, apenas São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina contam com delegacias especializadas.

Wilson Witzel anuncia criação de nova coordenação Divulgação / Governo do RJ
Jovita Belfort assume o comando da Coordenação de Desaparecidos Divulgação / Governo do RJ