Mais Lidas

Samba da Mangueira reconta história do país e homenageia Marielle Franco

Letra faz referência à vereadora Marielle Franco, assassinada há 10 meses no Rio, e a Luísa Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, no século 19. O samba será cantado na Sapucaí no Carnaval de 2019

Enredo de 2019 da Estação Primeira de Mangueira
Enredo de 2019 da Estação Primeira de Mangueira -

Rio - A Estação Primeira de Mangueira vai levar para a Sapucaí em 2019 um samba-enredo com o tema "História pra Ninar Gente Grande". A música propõe recontar a história do Brasil com uma narrativa baseada nas "páginas ausentes" e vai homenagear a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

O samba foi escolhido em outubro do ano passado e é de autoria de Deivid Domênico Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino.

Em um trecho, a letra diz “Brasil chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles e malês”, em referência à vereadora e, também, à Luísa Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, no século 19.

No site da escola, o enredo é classificado como uma proposta de outro olhar possível para a história brasileira. “Se a história oficial é uma sucessão de versões dos fatos, o enredo que proponho é uma ‘outra versão’. Com um povo chegado a novelas, romances, mocinhos, bandidos, reis, descobridores e princesas, a história do Brasil foi transformada em uma espécie de partida de futebol na qual preferimos ‘torcer’ para quem ‘ganhou’. Esquecemos, porém, que na torcida pelo vitorioso, os vencidos fomos nós”, afirmam.

Confira o vídeo e escute o samba da Mangueira!

Comentários