Mais Lidas

Atriz Roberta Rodrigues denuncia situação do Vidigal após temporal

"Não tem Light, não tem Comlurb, não tem prefeitura", diz

Atriz Roberta Rodrigues denuncia situação do Vidigal após fortes chuvas no Rio
Atriz Roberta Rodrigues denuncia situação do Vidigal após fortes chuvas no Rio -

Rio - A atriz Roberta Rodrigues usou as redes sociais para denunciar a situação de calamidade da Comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a forte chuva que caiu na cidade na última quarta. O temporal deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida no local, além de destruir casas e deixar moradores desabrigados

Em um vídeo publicado no Instagram, a atriz alerta que ainda há muitas pedras para rolarem na comunidade e que, como a Avenida Niemeyer, acesso principal ao Vidigal, permanece fechada, a população enfrenta dificuldades para se locomover.

“É um estado de calamidade. As pessoas estão precisando de tudo. Ainda têm muitas pedras pra rolarem. Pode acontecer uma catástrofe e ninguém apareceu. Tem muita gente desesperada. Se tiver mais uma chuva, essas pedras vão rolar”, disse no vídeo.

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Eu IMPLORO

Uma publicação compartilhada por Roberta Rodrigues (@rorodrigues) em

Em entrevista ao Meia, Roberta afirmou que a comunidade está sem luz, sem água e que cerca de 40 famílias estão desabrigadas por terem tido suas casas destruídas ou morarem em área de risco de desabamento caso haja mais chuva. Ela reforça que os moradores já pediram auxílio das autoridades, mas até o momento ninguém apareceu:

"Não tem Light, não tem Comlurb, não tem prefeitura. Recebi uma resposta por agora das autoridades falando que têm pessoas no local, que estão verificando com drones e tudo, mas é mentira", denuncia.

A atriz, nascida e criada no Vidigal, conta que, apesar de não morar mais na comunidade, está sempre por lá visitando a mãe, familiares e amigos. E o motivo de maior revolta é o egoísmo e o descaso das autoridades do país com as populações mais pobres.

“Eu to aqui quase todos os dias, é o lugar onde nasci, que eu amo e que me proporcionou tudo que conquistei na vida. Eu não to sofrendo porque é o meu lugar, mas sim porque o brasileiro tá sempre chorando. Foi Brumadinho, na quarta, os desastres da chuva e hoje o incêndio com os meninos do Flamengo", lamenta emocionada.

Roberta disse ainda que uma moradora da comunidade está desaparecida e que eles suspeitam que ela tenha sido arrastada pela correnteza. 

Às 17h, a atriz publicou um vídeo no Instagram informando que fiscais da Defesa Civil estavam na comunidade e iniciariam a supervisão dos locais afetados. Ela também informou a importância de registrar um B.O. através dos números: 199 e 1746, para que o órgão possa ficar ciente do ocorrido e atuar no local.

Os moradores do Vidigal estão aceitando doações de materiais de higiene, limpeza, primeiros socorros, alimentos não perecíveis e, principalmente, água potável. Vale ressaltar que, de acordo com informações do Alerta Rio, a previsão do tempo para esta sexta-feira é de chuva moderada à forte em pontos isolados da cidade.

Moradores do Vidigal estão sem luz, sem água e desabrigados. - Reprodução

ENTREGA DE DOAÇÕES

Casa da mãe da Roberta Rodrigues -  Av. Presidente João Goulart, nº 575. Vidigal | Bárbara Nascimento Tel: 21 99939-9315

Associação de moradores do Vidigal - Av. Presidente João Goulart | Tel: 3322-9723

Igreja Assembleia de Deus (ao lado da associação de moradores) 

AFPUC (arrecada para Vidigal e Rocinha) - Rua Marquês de São Vicente, nº 225, Gávea.

* Estagiária sob supervisão de Nathalia Duarte

Atriz Roberta Rodrigues denuncia situação do Vidigal após fortes chuvas no Rio Reprodução / Instagram
Moradores do Vidigal estão sem luz, sem água e desabrigados. Reprodução
Moradores do Vidigal estão sem luz, sem água e desabrigados. Reprodução