Mais Lidas

Nova sede do Grupamento de Ronda Escolar vai reforçar a proteção às crianças

As visitas diárias às unidades de ensino para coibir delitos iniciam nesta segunda-feira

O prefeito Marcelo Crivella (E) ajuda a descerrar placa em Anchieta
O prefeito Marcelo Crivella (E) ajuda a descerrar placa em Anchieta -

Os mais de 45 mil estudantes das mais de cem escolas municipais dos bairros de Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Mariópolis, Deodoro, Bento Ribeiro e Marechal Hermes contarão com reforço na segurança. Começa a funcionar nesta segunda-feira a nova base do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal, inaugurada no sábado. O grupamento fará visitas diárias às unidades de ensino para coibir delitos.

O reforço na segurança acontece após a tragédia da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no interior de São Paulo, em que dez pessoas morreram e 11 ficaram feridas. O episódio chamou a atenção para a vulnerabilidade e a falta de segurança das escolas em todo o país e fez soar o alerta no Rio de Janeiro.

O resultado foi que a Prefeitura do Rio acolheu uma proposta do vereador Professor Adalmir (PSDB-RJ) e fundou a nova base do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Municipal, inaugurada ontem em Anchieta, na Zona Norte.

"Quando vislumbrei uma base da Ronda Escolar para a região de Anchieta, o massacre da Escola de Realengo já havia ocorrido. Temia é que a história se repetisse. Infelizmente aconteceu. O objetivo da base é ampliar a sensação de segurança da população", diz o vereador.

Pela primeira vez o grupamento terá espaço exclusivo para as atividades administrativas. No espaço há, ainda, sala de reuniões e vestiários masculinos e femininos, além de área para receber uma futura expansão do centro de controle da Guarda Municipal.

Em 2018, foram realizadas 79.784 visitas a escolas e foram atendidos 3.305 chamados de emergência. Também foram ministradas 519 palesras e 1.333 atividades.