Mais Lidas

Reinauguração de bar em Piedade causa aglomeração

Casa de shows afirmou que evento foi 'um coquetel para convidados selecionados'

Bar em Piedade causa aglomeração
Bar em Piedade causa aglomeração -
Rio - A reinauguração de uma casa de shows em Piedade, Zona Norte do Rio, causou aglomeração na madrugada de terça para quarta-feira (21). A abertura da Fábrica 40º, que voltou em 'modo bar', segundo os organizadores, teve shows e apresentação de DJs. Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma aglomeração no local. Em nota, a casa afirmou que o evento ocorreu das 17h às 21h, e que foi um "coquetel para convidados selecionados".
Dias antes da reinauguração, a Fábrica 40 Graus anunciou nas redes sociais a sua volta "em modo bar", "atendendo todas as recomendações, com entrada de clientes até às 21h". Mas relatos nas redes dão conta de que o evento descumpriu tanto o decreto estadual, que suspende as atividades em boates e casas de show, quanto o municipal, que proíbe o funcionamento de bares após 21h. Nas redes sociais muitos frequentadores publicaram fotos e vídeos durante a madrugada.
Em nota, a Fábrica 40º afirmou: "o funcionamento ocorreu de 17 horas às 21 horas – ressaltamos que funcionávamos com ¼ (um quarto) da capacidade do estabelecimento -, sendo um coquetel para convidados selecionados, além do que haveria a verificação de temperatura e álcool em gel, portanto, cumpríamos todos os requisitos do decreto municipal. Salientamos ainda que, a decisão Tribunal de Justiça da 6ª Vara de Fazenda Pública revogando os decretos, inclusive o acima listado".
Juíza suspende decretos da prefeitura, mas vale o mais restritivo
Na noite da última terça-feira (20), a juíza Regina Chuquer, da 6ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu os decretos da prefeitura do Rio que estabelecem medidas restritivas para reduzir a disseminação da covid-19. A proibição de permanência na areia da praia está entre essas decisões. A Prefeitura do Rio, no entanto, disse que não foi notificada da decisão do TJRJ, e que, assim, as medidas restritivas seguem vigentes. A Procuradoria Geral do Município afirmou que, quando for confirmado o teor da decisão, vai recorrer à Justiça.
Na decisão, a juíza argumentou que mesmo com a pandemia, o possível aumento de casos do novo coronavírus e a falta de vagas em hospitais, não se justifica o "cerceamento da liberdade individual” da população. "Nem mesmo uma pandemia gravíssima como a vivenciada na atualidade autoriza o cerceamento da liberdade individual de cada cidadão carioca", diz a decisão.
No mesmo dia da decisão da juíza em nível municipal, o governo do estado prorrogou medidas de restrição à circulação. Continua suspensa a realização de eventos em casas de show, boates, arenas, casas de festa infantis, espaços de recreação, eventos culturais, de entretenimento e lazer.
No fim de março, a Alerj aprovou a lei que dá prioridade para fazer valer o decreto mais restritivo, em caso de incongruência entre decisões estaduais e municipais. "Em havendo conflito de normas estaduais e municipais, prevalecerá aquela em que haja a imposição de medidas mais restritivas".
Bar em Piedade causa aglomeração REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Aglomeração em bar na Piedade REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Bar em Piedade REPRODUÇÃO INSTAGRAM