Mais Lidas

Rio ainda avalia realização das festas de fim de ano diante da variante 'Ômicron'

O prefeito Eduardo Paes irá falar sobre possível cancelamento das festividades no dia 15 de dezembro

Realização da tradicional festa de Réveillon de Copacabana no Rio segue em aberto
Realização da tradicional festa de Réveillon de Copacabana no Rio segue em aberto -
Rio - A cidade do Rio ainda vive um impasse sobre a realização das festas de Réveillon deste ano, diante do novo cenário da pandemia da covid-19, com a variante Ômicron. Segundo a Riotur, todo o planejamento, que conta com mais de dez palcos espalhados pelo município, segue confirmado. Entretanto, o cenário pode mudar de acordo com a avaliação das autoridades de saúde. O prefeito, Eduardo Paes, disse que irá divulgar a decisão sobre as festas no dia 15 de dezembro.
“Na primeira quinzena de dezembro, nós vamos monitorando pro réveillon, na hora que a secretaria tiver a certeza, vamos ver se teremos ou não. Vamos ter muito cuidado e muito critério, por enquanto não muda nada”, disse Paes em evento da Prefeitura do Rio desta quinta.
Nesta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou a primeira suspeita de paciente com a nova variante na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma mulher de 29 anos voltou de viagem à África do Sul no dia 21 e, apesar de assintomática, testou positivo para covid-19. Amostras já foram colhidas da paciente e enviadas para exame de sequenciamento genético, para identificação da variante do vírus.

Ainda de acordo com a pasta, todos que tiveram contato com a paciente também estão sendo monitorados, assim como seu companheiro de viagem, sem outros casos positivos até o momento.
O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou que, diante do atual cenário da pandemia de covid-19 no Rio de Janeiro, ainda não é possível falar sobre o cancelamento das festas de Réveillon e Carnaval na capital fluminense. O assunto foi abordado em um evento, também nesta quarta-feira. Castro declarou que as secretarias Estadual e Municipal de Saúde têm trabalhado juntas para decidir sobre as celebrações.
"Eu tive uma reunião domingo à noite com o secretário (de Estado de Saúde) Chieppe. Nesse momento, ainda não há esse risco. As duas secretarias têm trabalhado juntas nessas análises [...] não dá para falar em cancelamento, mas já vem sendo estudado a radiografia de agora e a projeção dela. Então se a Secretaria de Saúde disser que não pode ter, não terá. Se a Secretaria orientar que pode ter, então terá", disse o governador.
Castro disse que existe um diálogo com o prefeito do Rio sobre o assunto e que a decisão será baseada em análises técnicas. "A decisão não será política. Eu e o prefeito Eduardo Paes estamos muito alinhados nisso. O que as secretarias de saúde disserem que tem que fazer, será feito. A gente tem que entender a importância que esses eventos têm. Não é festa, é emprego, é renda. São épocas importantes do ano", analisou. 
Região Metropolitana
A Prefeitura de Niterói decidiu que não fará o show de Réveillon na orla da cidade. A decisão é uma resposta ao enfrentamento à covid-19, que, apesar de ter diminuído no município, ainda traz risco à população. As cidades de Paracambi, Volta Redonda, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caixas, São João de Meriti, Barra Mansa e São Gonçalo também cancelaram os eventos.
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, também ainda não decidiu se o evento irá ocorrer. Em nota, a prefeitura do município informou que existe um Grupo de Trabalho realizando reuniões semanais planejando o réveillon e o verão 2022. No entanto, afirmou que a situação pandêmica do país ainda não permite um posicionamento definido da prefeitura.
Em Búzios, também na Região dos Lagos, a prefeitura confirmou apenas fogos de artifícios nos locais estratégicos na cidade.
Já a prefeitura de Cabo Frio, na mesma região, disse que para o Réveillon, três pequenos palcos para apresentações de artistas locais serão montados na cidade, sendo um no Jardim Esperança e dois em Tamoios. Não haverá queima de fogos na Praia do Forte. Segundo a prefeitura, até o momento, o cenário epidemiológico vem evoluindo de forma positiva com o avanço da vacinação contra a covid-19. Mas, todas as definições sobre o tema podem ser revistas no caso de mudança neste cenário.