Mais Lidas

Para espaços menores

Marcenaria e acabamentos dão sensação de ambientes maiores e bem aproveitados

É possível criar armários em imóveis pequenos, como na imagem, com a sala integrada ao quarto
É possível criar armários em imóveis pequenos, como na imagem, com a sala integrada ao quarto -

Na hora de organizar a casa, o morador quebra a cabeça para pensar na melhor forma de aproveitar o espaço. A situação é ainda mais complicada quando o imóvel é bem pequeno. Mas com alguns truques de marcenaria, é possível ter ideias de acabamento. Especialistas ouvidos pelo MEIA HORA dão dicas para ajudar nessa repaginada.

Segundo especialistas, uma marcenaria bem planejada ajuda moradores que se mudam para espaços menores e que precisam guardar os pertences. Ela pode ajudar a explorar todos os cantinhos da casa.

Por falta de espaço, a prioridade dos moradores é optar pela marcenaria na área de preparo e armazenamento da comida. Uma espécie de cozinha e área de serviço integradas e um quarto reversível em sala, que agrega a área social e íntima do apartamento. "Cada prateleira em projetos como esse tem uma função específica, com encaixes perfeitos e usos pré-definidos já em projeto", explica a arquiteta Erika Mello.

Opção personalizada

A marcenaria também é ideal para moradores que querem fugir dos armários tradicionais e outros móveis para guardar seus objetos. "O bom da marcenaria é que ela é personalizada, ou seja, dá para se adequar a vida do morador. Se o cliente tem objetos altos, podemos criar nichos e espaços maiores. A marcenaria permite ter um resultado exatamente como o morador deseja e quer", explica a arquiteta Fernanda Takadachi.

Porém, o morador não deve esquecer o bom senso. Se a marcenaria ficar muito grande, pode ter ficar desproporcional ao ambiente. O mesmo vale para os acabamentos. Os especialistas recomendam os moradores a investir em peças mais claras. Com isso, é possível passar uma ideia de amplitude, especialmente em apartamentos pequenos.

É possível criar armários em imóveis pequenos, como na imagem, com a sala integrada ao quarto fotos Divulgação
Marcenaria contribui no bom aproveitamento do uso da sala Divulgação