Mais Lidas

Nichos podem solucionar decoração de espaços reduzidos e separar ambientes

É possível inserir em qualquer cômodo. Vale investir até no banheiro

Além de solucionar questões de projetos como espaços reduzidos, os nichos cumprem a função de separar ambientes e trazer evidência para pontos de destaque
Além de solucionar questões de projetos como espaços reduzidos, os nichos cumprem a função de separar ambientes e trazer evidência para pontos de destaque -
Rio - Para a decoração da casa, os nichos são os queridinhos para os ambientes. Além de enfeitar o lar, eles são ótimas soluções para cumprir a tarefa de organizar os espaços. Com vários formatos, tamanhos, opções de composição e funcionalidades, o item pode ser utilizado em todos os ambientes. 
“O nicho é uma solução relativamente nova. O item tem duas funções: a primeira é a estética. Já a segunda função é facilitar a visualização dos objetos, para que sejam encontrados com mais facilidade”, explica a arquiteta Marcia Buschinelli. 
Para decorar os ambientes, é possível inserir os nichos em qualquer cômodo. Vale até investir no banheiro para colocar shampoos ou perto da escada, por exemplo.
Para quem tem escada, a primeira dica é colocar os nichos próximos dos degraus. O espaço pode receber uma peça embutida na parede, pois dessa forma não atrapalha o caminho e o morador consegue decorar um local que costuma ficar vazio.
Dentro do banheiro, o morador pode investir em nichos na área do box. Também é um espaço que pode ser decorado com o nicho embutido, pois a falta de espaço pode deixar de ser um problema. “Quando se coloca uma prateleira dentro do box, o espaço diminui e o morador acaba muitas vezes batendo o braço”, afirma a arquiteta Karina Korn.
Porém, a especialista lembra que é preciso observar e pesquisar sobre a estrutura do prédio ou da casa, antes de fazer a colocação. Para investir no item, não há um tamanho padrão, mas vale respeitar algumas dimensões mínimas de profundidade e altura para acomodar shampoo e condicionador, por exemplo.
Há, ainda, a possibilidade de aplicar o objeto acima do vaso sanitário também, com peças para decorar o banheiro.
NICHOS ATÉ COM PALLETS
No escritório ou dentro do quarto, o morador deve pensar em formas para manter livros, pastas e  documentos em ordem. Acima da mesa ou mesmo decorando em outra parede de escritório, os nichos  podem organizar os livros e outros objetos que tenham referência com o cômodo.
De acordo com o arquiteto Rodrigo Ramos, eles podem ser feitos de qualquer material. “Porém, a maioria é em marcenaria ou em gesso. Já nos banheiros, quase todos são de marmoraria”, explica.
Mas também há outras possibilidades de materiais para elaborar os nichos. A arquiteta Karina afirma que é possível incorporar os pallets como nichos na decoração. Eles podem ficar presos na parede e servir para enfeitar ambientes com estilo mais despojado, como decoração de plantas.