Mais Lidas

Saiba o que é melhor investir para o seu lar: cortina ou persiana

As cortinas combinam muito bem em quase todos os ambientes. Já as persianas, práticas e compactas, estão muito presentes onde a decoração têm um estilo moderno

Com a função de manter a privacidade e bloquear a entrada do sol, existe modelo ideal de cortina para cada situação ou ambiente
Com a função de manter a privacidade e bloquear a entrada do sol, existe modelo ideal de cortina para cada situação ou ambiente -
Rio - Na hora de escolher como decorar as janelas de casa, o morador já pode ter se deparado com a dúvida do que colocar no espaço: cortina ou persiana. Pensando em como ajudar o morador a optar pela peça ideal para o lar, especialista dá dicas dos dois modelos.
Segundo a arquiteta Cris Paola, as cortinas combinam muito bem em quase todos os ambientes — seja de tecidos encorpados, para usar como blackout, ou a voil. “Há uma infinidade de modelos, tipos e materiais, que nos permitem conseguir diferentes resultados no projeto”, afirma Cris.
Além da composição estética na decoração, a escolha interfere no nível de entrada de luz natural e garante a privacidade quanto à visão externa para o lado interno.
Já as persianas, práticas e compactas, estão muito presentes onde a decoração têm um estilo moderno. “Quando a intenção é ter uma casa funcional e fácil de limpar, as persianas são perfeitas. Além disso, permitem controlar a luminosidade conforme a necessidade do espaço”, comenta Cris.
Uma das principais diferenças é o tipo de fabricação. As cortinas são confeccionadas com diversos tecidos, enquanto as persianas são produzidas com materiais como alumínio, madeira e telas.
Na hora da limpeza, os moradores não devem esquecer os cuidados necessários para os materiais. Para as persianas, são indicados procedimentos de manutenção específicos para cada tipo, como aspirador de pó ou o uso de sabão neutro. Com relação às cortinas, alguns tecidos permitem que o morador possa lavar em casa.
Seis tipos de persianas
Há persianas verticais, horizontais, rolôs, plissadas, romanas e tipo painel. A primeira é produzida com chapas dispostas na vertical, uma ao lado da outra. Quando aberta, se acumulam nas laterais. É indicada para escritórios e empresas. Já a segunda, similar com a vertical, porém feita com chapas na horizontal, uma sobre a outra.
Já o rolô tem o sistema de abertura de baixo para cima, com o material enrolado no topo. Já a plissada pode ser feita no formato quadrado ou retangular para janelas com formas irregulares. A romana tem um efeito que quando se abre vai encaixando uma camada na outra. Por último, o painel se movimenta para os lados, como se fossem grandes divisórias.
Cortinas têm especificidades
Além dos tipos existentes de persianas, os moradores podem se deparar com especificidades das cortinas. É só a pessoa ficar atenta para escolher o tipo ideal. Em linhas gerais, as cortinas apresentam o sistema de trilhos ou varão que recebe o tecido por meio de ilhós ou argolas.
Com trilho instalado no teto, o modelo é super interessante para situações em que a cortina fica embutida, pois o trilho deve ficar escondido, por questões estéticas. E por sua praticidade, o modelo varão tem sido o sistema mais utilizado na decoração: as cortinas ficam penduradas em uma haste de forma cilíndrica, que é apoiada em suportes fixados na parede.