Mais Lidas

Iluminação natural

Confira dicas de especialistas para deixar a casa mais clara

Ter ambientes iluminados de forma natural faz total diferença em uma residência. Esse tipo de iluminação traz uma série de benefícios, por exemplo, economia com o uso de lâmpadas ou mesmo ter contato com a vitamina D dos raios solares. Pensando nisso, arquitetas explicam como é possível aproveitar ao máximo a iluminação natural e, de quebra, valorizar a decoração. 

Para trazer ao máximo a iluminação para dentro do lar, a arquiteta Danielle Dantas orienta a utilização de determinados tons. "A dica é optar por cores claras tanto nas paredes, móveis e, principalmente, nos pisos, já que essa escolha facilita na propagação da luz natural e ainda ajuda para que o cômodo transmita as sensações de leveza e harmonia", explica a arquiteta.

Outra orientação mais comum é a utilização do máximo de vidros, pois assim a entrada de luz nos ambientes será maior. Dessa maneira, o material deve ser colocado nas esquadrias de portas e janelas. Para ter a privacidade e o controle da entrada de luz, o uso de persianas e cortinas também se faz necessário. "Sempre gosto de escolher aquelas de cores claras", conta a arquiteta Paula Passos.

Sem excessos

Porém, se a vontade do morador é ter luz natural em abundância dentro de casa, Danielle faz uma avaliação e adverte sobre possíveis excessos nos ambientes. Caso não seja projetada adequadamente, a iluminação natural pode aquecer demais a casa e ainda criar pontos de ofuscamento da visão.

"Em algumas ocasiões podemos adotar a aplicação de películas de vidro que contribuem para esse conforto dos moradores", sugere a arquiteta.