Mais Lidas

Posse de Lula antecipada

Ignorando atual gestão, a Alemanha desembarca no Brasil com cheque pré-datado para o meio ambiente

Economia verde é um conceito que busca aliar o crescimento econômico com justiça social e preservação do meio ambiente
Economia verde é um conceito que busca aliar o crescimento econômico com justiça social e preservação do meio ambiente -
O Governo Lula já começou para o mundo. A posse antecipada aconteceu com a ida do futuro presidente à COP 27 (Conferência internacional da ONU), em novembro. Líderes ambientais e chefes de Estado receberam Lula no Egito com pompas de presidente em detrimento da Comitiva Oficial representando o atual mandatário, Jair Bolsonaro.
Diante da urgência ambiental, com um país com os cofres esvaziados, a entrada de recursos externos é providencial para honrar parte das promessas e fazer andar promessas da agenda sustentável.
A prova de que o setor ambiental de Lula já ganhou vida é a chegada da secretária de Estado e representante de meio ambiente da Alemanha, Jennifer Morgan abanando um cheque pré-datado. Ela tem a missão de acelerar a retomada dos repasses financeiros

Rompimento com o Brasil 
O financiamento externo para a manutenção da Floresta brasileira está suspenso desde 2019 em represália ao avanço do desmatamento da região durante o Governo Bolsonaro o que impediu a entrada de 35 milhões de euros para ações amazônicas. Isso sem contar com outros R$ 3 bilhões que seguem parados sem aplicabilidade. Fora que, essa situação fez com que novas doações deixassem de ser efetivadas neste período. A estimativa dos conselheiros ambientais de Lula é de que exista uma imensa demanda reprimida de financiadores apenas aguardando a posse.
Amizade refeita com o mundo
Outros bloqueios ambientais internacionais já estão na linha de liberação, entre eles, o da Noruega. 
O presidente eleito também já corteja outras nações, entre elas: Canadá, Suíça, França e Reino Unido. 
Além dos governos estrangeiros, a comissão ambiental também já encontra-se em estado avançado de aproximação com dois gigantes fundos financeiros globais. 
Fundo Amazônico
Foi criado em 2008 no âmbito internacional para captar doações a serem investidas na preservação da maior floresta urbana do mundo. No entanto, para o desbloqueio desses valores é preciso que o Brasil comprove periodicamente suas ações e boas intenções com relação a floresta.
O Brasil estava conseguindo cumprir essas contrapartidas até 2018, possibilitando o ingresso de recursos internacionais para 102 projetos que beneficiaram 190 áreas de conservação. O Fundo foi um dos principais financiadores de projetos de proteção e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira por uma década. 

Comentários