Pesquisa Ibope aponta que 73% dos entrevistados são contra a proposta de facilitar o porte de arma (direito de andar armado) a cidadãos comuns, enquanto 23% são favoráveis. O levantamento foi realizado entre 16 e 19 de março, após o primeiro decreto do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro.
A maioria dos entrevistados também se mostrou contra facilitar a posse de arma (direito de ser dono de uma arma): 61% são contra facilitar a posse de armas de fogo, enquanto 37% são favoráveis.
A região Sul é a mais simpática ao armamentismo: 48% apoiam regras mais frouxas para a posse de arma. O Nordeste tem o menor percentual de simpatizantes: 33%. No Sudeste, 35% apoiam a posse de arma.
As regiões Norte e Centro-Oeste concentram o maior percentual de defensores de expandir o porte: 34%. O apoio é menor no Sudeste: 22%.
Dos entrevistados, 51% discordam que a sociedade fica mais segura com mais pessoas armadas; 47% discordam totalmente que carregar arma deixa a pessoa mais segura e 18% discordam em parte.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Moradores de São Gonçalo prestam homen...
Advogado diz que Neymar se apresentará ...
Híbrida com 1.000 cv...
Ídolo do América com passagens por Fla...
Bandeirinha dá soco em torcedor e o lev...
Polícia não descarta feminicídio na m...
Modelo Dayse Brucieri posa sensual e fal...
Vinicius Júnior e Robert participam do ...