Mais Lidas

73% são contra posse de arma

26% apoiam proposta de Bolsonaro

Pesquisa Ibope aponta que 73% dos entrevistados são contra a proposta de facilitar o porte de arma (direito de andar armado) a cidadãos comuns, enquanto 23% são favoráveis. O levantamento foi realizado entre 16 e 19 de março, após o primeiro decreto do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro.

A maioria dos entrevistados também se mostrou contra facilitar a posse de arma (direito de ser dono de uma arma): 61% são contra facilitar a posse de armas de fogo, enquanto 37% são favoráveis. 

A região Sul é a mais simpática ao armamentismo: 48% apoiam regras mais frouxas para a posse de arma. O Nordeste tem o menor percentual de simpatizantes: 33%. No Sudeste, 35% apoiam a posse de arma.

As regiões Norte e Centro-Oeste concentram o maior percentual de defensores de expandir o porte: 34%. O apoio é menor no Sudeste: 22%.

Dos entrevistados, 51% discordam que a sociedade fica mais segura com mais pessoas armadas; 47% discordam totalmente que carregar arma deixa a pessoa mais segura e 18% discordam em parte.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Comentários