Mais Lidas

Caos em São Paulo

Cidade é atingida por uma das piores chuvas em 37 anos

São Paulo debaixo d'água: volume foi o segundo maior desde 1983
São Paulo debaixo d'água: volume foi o segundo maior desde 1983 -

A cidade de São Paulo e sua região metropolitana foram atingidas, ontem, por uma das maiores chuvas já registradas para um único dia nos últimos 37 anos. Os alagamentos e deslizamentos de terra levaram o caos à maior metrópole do país, causando enormes transtornos e grandes prejuízos aos paulistanos.

Segundo o Instituro Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume da chuva que começou a cair ainda de madrugada foi de 114 mm, contra 121,8mm registrados no dia 2 de fevereiro de 1983, em igual período.

As autoridades registraram mais de 800 pontos de alagamento e enchentes na Grande São Paulo, 140 desabamentos, 120 quedas de árvores e mais de quatro mil ligações com pedidos de socorro para o Corpo de Bombeiros.

A capital ficou ainda mais alagada com o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros, atingindo o seu maior nível de água desde 1967 e interditando suas marginais, que concentram grande parte do tráfego de veículos na cidade. Famílias que moram próximas ao Rio Tietê foram retiradas pela Defesa Civil e alojadas em escolas

O rodízio de veículos foi suspenso no início da manhã de ontem e se estendeu até o fim do dia. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) chegou a interromper a operação em três de suas linhas. Já o metrô operou normalmente durante o dia.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, 44 escolas municipais tiveram as aulas canceladas por causa das chuvas, 41 unidades básicas de saúde (UBSs) deixaram de funcionar e pelo menos 115 ônibus urbanos pararam de circular.

Em Botucatu, no interior paulista, um caminhoneiro foi engolido por uma cratera que se abriu com as chuvas e duas pessoas estavam desaparecidas.

Comentários