Mais Lidas

Dando um toque!

Câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma
Câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma -

Alô, cuecas de plantão! O novembro azul está batendo na nossa porta pronto para nos dar um toque: chegou o mês de conscientizar a população masculina sobre prevenção e os perigos do câncer de próstata. Se liga aí porque esse assunto é muito sério. Segundo os médicos, o número de casos cresce a cada ano e não podemos dar mole.

A cada nove homens, um é diagnosticado com a doença ao longo da vida. Já deu para ver que não há espaço para machismo bobo e medo de ir ao médico, não é? Essa é uma doença silenciosa, se desenvolve de forma lenta e a ausência de sintomas nas fases iniciais dificulta muito o diagnóstico. Está aí mais um motivo para não deixarmos de fazer o preventivo.

Fica esperto com esse toque: segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. Por isso, a prevenção deve começar entre 45 e 50 anos e deve ser anual, através de dosagem do PSA e do toque retal, e isso não tem mistério para fazer.

Eu sei que o exame está ligado a um monte de piadinhas e que o desconforto é uma barreira grande, mas pare e pense um pouco na sua mulher, filhos e amigos. Eles não valem o esforço?

E tem mais: grande parte das histórias que contam é besteira. O exame não dói nada, é realizado no consultório de forma rápida e só dura 15 segundos. Lembre-se que são 15 segundos que podem te dar anos e anos a mais de vida.

Então o papo é reto: ou você deixa de bobeira e se cuida ou entra para as estatísticas. Cuide-se direito e nada de ficar de machismo bobo. Isso só prejudica a sua saúde. Bora fazer exame que a hora é essa!

Tá falado!