Mais Lidas

Segundo especialistas, todos os gastos precisam ser analisados

Para que a previsão orçamentária seja feita de maneira correta, é necessário analisar todos os gastos. "Ela deve se basear em pontos, como inflação, dissídio coletivos dos empregados de condomínio, férias e 13º salário, concessionárias e manutenções", enumera Paulo Codeço, coordenador de uma administradora. Segundo os especialistas, é recomendado discriminar os gastos em dois grupos: estimativas em despesas fixas mensais e a arrecadação prevista. Em seguida, é preciso apresentar o documento em forma de uma planilha eletrônica.

O síndico profissional Yuri Vicente diz que observa o histórico do condomínio, considerando gastos anteriores, para fazer projeções e avaliar as necessidades. "Vejo se serão feitas aquisições de bens, obras, contratações de funcionários e faço levantamento dos contratos fixos para verificar o índice de reajuste".

Durante a elaboração do orçamento, os síndicos podem contar com a ajuda das administradoras para a criação de uma planilha. "A administradora precisa auxiliar o síndico na apresentação e ajudar na aprovação do índice de reajuste necessário para o cumprimento dos compromissos financeiros assumidos pelo condomínio", ressalta a consultora Simone Ramos.