Mais Lidas

Conforto acima de tudo

Renault Duster com câmbio automático CVT e motor 1.6 tem boa relação custo-benefício

Graças às boas medidas de ataque (30°) e saída (35°), modelo da Renault tem versatilidade para superar obstáculos como calçadas e rampas mais inclindas. Tudo sem raspar os para-choques -

Aumento de preços e competição tornaram o Renault Duster uma boa opção quando o assunto é custo-benefício. Mesmo com a sua falta de renovações estéticas, o SUV sai da concessionária por R$ 81 mil com transmissão automática CVT e um bom motor 1.6 de 16 válvulas mais potente em relação ao utilizado na linha anterior. O preço é inferior ao cobrado pela maioria dos concorrentes.

Durante uma semana, o MEIA HORA rodou pouco mais de 250 quilômetros com a versão Dynamique do SUV. No trajeto entre cidade e estrada, o desempenho do motor da família SCe capaz de gerar até 120 cavalos foi satisfatório. Combinado com o câmbio CVT, o conjunto é melhor em retomadas do que em acelerações, sempre priorizando o conforto.

No teste, abastecido com etanol, o modelo rendeu 7,7 km/l. O resultado é bom, principalmente se levarmos em consideração o peso do modelo (1.240 kg). Apesar disso, o desempenho poderia ser melhor se o modelo tivesse o sistema start-stop. Há uma opção de modo Eco no console, que foca no baixo consumo. Mas ela deixa o SUV ainda mais lento nas respostas ao pedal do acelerador.

Ao volante, a ergonomia poderia ser melhor. Falta ajuste de profundidade no volante. E, por ser um projeto antigo, itens como multimídia e controles do ar-condicionado estão em posição desfavorável para a condução. Chamada de Media Nav, a central possui câmera de ré e um sistema de monitoramento da condução, que pontua a direção favorecendo o baixo consumo. O modelo contava com dois opcionais: bancos de couro em dois tons (preto e marrom) e piloto automático.

Graças às boas medidas de ataque (30°) e saída (35°), modelo da Renault tem versatilidade para superar obstáculos como calçadas e rampas mais inclindas. Tudo sem raspar os para-choques fotos Lucas Cardoso
Câmbio automático do tipo CVT foi importado da Nissa Lucas Cardoso
Versão é equipada com câmera de ré e sensores traseiros de estacionamento Lucas Cardoso
Rodas aro 16 cinzas são destaque da versão Dynamique Lucas Cardoso
Lançado em 2011, modelo espera lançamento de nova geração já vendida em outros mercados Lucas Cardoso
Posição baixa do multimídia no console não favorece a condução Divulgação